Economia Titulo
Atividade da China tem sinais mistos; inflação preocupa
Por
01/02/2011 | 05:47
Compartilhar notícia


Os dois índices de gerentes de compra (PMIs, na sigla em inglês) da China pintaram um quadro misto da atividade econômica em janeiro, com uma das pesquisas sugerindo desaceleração e a outra indicando ligeira aceleração.

O PMI oficial, divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas e pela Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês), caiu para 52,9 em janeiro, de 53,9 em dezembro. O PMI concorrente, medido pelo HSBC, subiu levemente para 54,5 em janeiro, de 54,4 em dezembro. Acima de 50, a leitura do PMI indica expansão da atividade industrial, enquanto a leitura abaixo disso indica contração.

A despeito das leituras mistas, o mais importante, de acordo com os economistas, é que os formuladores de políticas chineses provavelmente continuarão a se concentrar nas pressões inflacionárias. O subíndice de preços dos insumos do PMI oficial, um indicador antecedente das pressões inflacionárias, aumentou para 69,3 em janeiro, de 66,7 em dezembro. O HSBC não fornece o detalhamento de seus subíndices, mas disse num comunicado que "a taxa de inflação dos custos de insumos se retraiu para o menor nível em quatro meses, mas continuou considerável no contexto dos dados históricos". As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;