Economia Titulo
Petroquímica Solvay decide fechar fábrica em Sto.André
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
19/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A indústria petroquímica Solvay Indupa tomou a decisão de fechar a fábrica de polietileno (resina que serve para a fabricação de peças e embalagens de plástico) localizada em seu complexo industrial em Santo André.

Segundo a empresa, a ação permitirá concentrar esforços em seu principal negócio, que consiste na produção de PVC e soda cáustica, itens em que detém a liderança de mercado no Brasil.

A unidade fabril de PE (polietileno) existia desde a década de 1960, inicialmente usando como matéria-prima o etanol da cana de açúcar e depois - com a entrada em operação da antiga Petroquímica União (atual Quattor), na década de 1970 -, passando a usar etileno (derivado do petróleo) como insumo.

O gerente de comunicação da Solvay Indupa, Edson Carlos, explicou que até o início dos anos 2000, a empresa era grande produtora mundial de PE, mas, em 2005, já havia decidido sair da atividade.

"Mantivemos até agora a fábrica porque tínhamos cota (fixada em contrato) de 120 mil toneladas anuais por ano de etileno da Quattor", afirmou. Dessa forma, a matéria-prima não utilizada para a fabricação de PVC ia para abastecer a unidade de polietileno.

Em junho, no entanto, com a conclusão das obras de ampliação em Santo André, que demandaram US$ 150 milhões e aumentaram a capacidade de PVC de 245 mil para 300 mil toneladas anuais, a totalidade do insumo adquirido passou a ser utilizado para a produção desse item e de soda cáustica. A companhia já não precisava mais daquela unidade fabril, segundo o gerente.

TRABALHADORES - Ainda de acordo com a empresa, boa parte dos funcionários que atuavam nessa área foram absorvidos em outras atividades da empresa. "Menos de 20 pessoas tiveram de ser desligadas, mas foi negociado pacote de benefícios", afirmou Carlos.

Ele disse ainda que a fábrica, que chegou a ter 80 funcionários, vinha, gradualmente, reduzindo suas operações nos últimos anos. Atualmente, produzia apenas 30 mil toneladas anuais da resina - volume pequeno na comparação com a concorrência. A Quattor, por exemplo, faz 445 mil toneladas anuais.

A Solvay Indupa faz parte do grupo belga Solvay, que está presente em mais de 50 países e registrou vendas de 9,5 bilhões de euros (ou cerca de R$ 25 bilhões) em 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;