Economia Titulo
Grupo Financeiro Serfín, do México, sofre intervençao
Por Do Diário do Grande ABC
09/07/1999 | 10:28
Compartilhar notícia


O Grupo Financeiro Serfín (GFS), o terceiro maior fornecedor de serviços financeiros do México, sofreu intervençao devido ao agravamento de sua situaçao derivada da queda da cotaçao do peso, em 1994. O Instituto para a Proteçao à Poupança Bancária (IPAB), que assumiu a intervençao, anunciou que o GFS deverá ser leiloado dentro de seis a oito meses.

A medida é mais uma tentativa do governo mexicano de manter vivo o frágil sistema bancário, que tem sido assediado por empréstimos morosos e mercados instáveis desde que a moeda mexicana se desvalorizou há cinco anos. A intervençao do Serfin era esperada desde o mês passado.

O banco havia divulgado perdas de US$ 1,4 bilhoes, o que fez a autoridade monetária ordenar que os acionistas injetassem mais capital para cobrir US$ 13,9 bilhoes em reservas, impostos atrasados e outras obrigaçoes. O GFS tem 560 sucursais no México e conta com 12 mil funcionários, 2,5 milhoes clientes e engloba 13% do mercado bancário mexicano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;