Nacional Titulo
Professores querem discutir código de ética
Por Do Diário OnLine
Com Agências
22/07/2004 | 08:25
Compartilhar notícia


A discussão de um código de ética para os professores é um dos debates que promete aquecer as discussões do 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação, que começa nesta quinta-feira em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Apesar de não serem profissionais liberais, os professores pretendem lançar as bases de um documento que deverá servir de orientação aos profissionais de todo mundo.

A entidade brasileira é anfitriã do evento e a expectativa é de que os participantes saiam com resoluções que envolvem o papel dos professores na sociedade, as soluções para o financiamento da educação nos países pobres e em desenvolvimento, e a adesão dos educadores a campanhas mundiais como a de combate ao trabalho infantil.

“Achamos que a educação tem uma função de assegurar a cidadania, mas também pode e deve definir um projeto de desenvolvimento harmônico com inclusão social”, ressaltou a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, em entrevista à Agência Brasil. A Internacional da Educação reúne atualmente 29 milhões de professores.

Segundo a presidente da CNTE, a intenção de formular diretrizes para um código de ética dos professores será um desafio. Pesquisa recente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) revelou que quase 60% dos professores ouvidos declararam ser inadmissível que uma pessoa tenha experiências homossexuais e 21% disseram não desejar ter homossexuais como vizinhos. “Professores devem ter uma postura mais democrática. Não se pode discriminar alguém em função da sua opção sexual”, destaca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;