Cultura & Lazer Titulo
Rede TV! suspende novela
Renata Petrocelli
Da TV Press
04/07/2004 | 18:56
Compartilhar notícia


Todos conhecem a máxima: "televisão é hábito". Ou seja, é o fato de cativar dia após dia a atenção do público num determinado horário que dá a um programa ou a uma faixa de programação uma audiência fiel. Mas boa parte das emissoras não se preocupam com isso. A não ser pela líder de audiência, a Globo, que tem sua grade estruturada há pelo menos três décadas, as demais emissoras mudam horários de programas constantemente na tentativa de fazer com que eles emplaquem. O que dizer, por exemplo, da idéia de tirar uma novela do ar antes do capítulo final? Pois foi este foi o recurso adotado pela Rede TV!. Desde a última quinta-feira (dia 1º), a emissora simplesmente parou de exibir a novela Paixões Ardentes, que foi bruscamente encerrada no capítulo 60, despertando a ira de telespectadores, inclusive no Grande ABC. Azar de quem resolveu acompanhar uma novela na emissora.

A explicação da Rede TV! foi a seguinte: a estratégia de programação fez com que a grade noturna fosse alterada. Tarde Quente passou a ser exibido das 17h20 às 18h40, tendo, na seqüência, Repórter Cidadão, até às 19h50, TV Fama, até às 21h05, e Jornal da TV, até às 22h. A novela, que ocupava o horário das 20h30, foi substituída pelo programa de fofocas apresentado por Luísa Mel. Isso depois de a emissora divulgar para a imprensa os resumos dos capítulos da semana, provando que a mudança foi mesmo repentina.

O horário nobre da Rede TV! era dedicado às novelas enlatadas desde 2002, quando estreou a colombiana Betty, A Feia. A hilária trama sobre a mocinha horrenda que vira uma bela executiva foi bem no ibope, com cerca de 6 pontos de média. Tão bem que a emissora resolveu prolongá-la. Com longas seqüências de resumos do capítulo anterior e cenas dos próximos capítulos – e poucos minutos de trama inédita –, manteve-se a novela no ar por exatos 12 meses. Mas o telespectador que era obrigado a assistir às repetições diárias não foi tão desrespeitado quanto o que resolveu acompanhar Paixões Ardentes e terminou sem saber o destino dos personagens.

O fato evidencia também a falta de cuidado das emissoras com o que fazer com a grade de programação. A impressão é que fica tudo ao sabor do acaso – ou do desempenho das concorrentes. Deixar uma novela sem conclusão, por exemplo, não é exclusividade da Rede TV!. A Record já fez o mesmo com Um Amor de Babá. Depois de lançar a trama colombiana com direito à presença da protagonista, Paola Rey, no Brasil, a emissora tirou a novela do ar em poucas semanas. A princípio, seria uma interrupção momentânea, em função da cobertura da Guerra do Iraque. Mas nunca mais se falou na trama.

A Band também tem um caso semelhante recente. Embora não tenha tirado do ar a portuguesa Olhos D'Água, a emissora mudou o horário da trama das 16h30 para as 8h. Pelo menos, começou a exibir tudo de novo, desde o primeiro capítulo. O objetivo da mudança foi deixar o horário vespertino para Morangos com Açúcar, espécie de Malhação portuguesa. No fim das contas, o resultado foi trocar "seis por meia dúzia". Ou melhor, trocar um par de pontos por dois, máximo de audiência que a emissora atingiu com a alteração.

No SBT, mesmo quando as mudanças surtem efeito, as decisões são surpreendentes. Durante as férias de Ratinho, a emissora passou a exibir o seriado Smalville diariamente. O programa dobrou a audiência do horário. Detalhe: aos domingos, a emissora já mostrava o fim da segunda temporada, mas depois da mudança começou tudo do zero. O bom desempenho no ibope, no entanto, não foi suficiente para que Smalville mantivesse o horário. Depois disso, a série já passou em vários horários entre as 17h e as 18h30 e, atualmente, é exibida novamente aos domingos. A cada mudança, volta-se para a primeira temporada.

O SBT tem larga experiência nesse gênero de programação franco-atiradora. A emissora conseguiu bons resultados, ainda nos anos 1980, anunciando suas atrações para "logo após o término na novela da Globo". A concorrente exibia Roque Santeiro e Silvio Santos dizia descaradamente que o telespectador poderia assistir à novela, para logo depois assistir à série Pássaros Feridos no SBT. Enquanto a novela da Globo não terminava, a emissora passava episódios do desenho animado Tom & Jerry. Assim que tocava a música final da novela, entrava um aviso dizendo que o desenho continuava no dia seguinte. Será que as crianças acreditavam que o desenho continuaria de onde parou?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;