Setecidades Titulo
Adolescente mata fiscal dentro de supermercado
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
01/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Um adolescente de 16 anos foi detido quarta-feira à noite em Mauá após matar a facada o fiscal do supermercado Extra Silvio José de Souza, 43 anos.

O crime ocorreu dentro do estabelecimento, localizado no interior do Mauá Plaza Shopping, no Centro do município. Praticamente toda a ação foi filmada pelo circuito interno de monitoramento do Extra.

Segundo a polícia, o adolescente, que morava no Jardim Oratório, era velho conhecido do supermercado, pois já havia realizado alguns furtos no local.

Por causa dos delitos, o garoto já ficou internado por três meses na antiga Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), atual Fundação Casa.

Souza tinha a missão de fiscalizar as mercadorias do Extra contra possíveis furtos e consumo de alimentos.

Na noite em que iria morrer, ele planejava nem trabalhar, pois sua filha estava internada com um problema de saúde e queria ficar com ela. Para tanto, foi pedir dispensa pessoalmente ao chefe.

Quando chegou ao supermercado, por volta das 19h, o fiscal teve de esperar ser atendido. Nesse período, foi avisado por colegas que o adolescente conhecido estava no setor de alimentos, com suspeita de furtar mercadorias.

Souza foi até o setor e ficou monitorando o adolescente. O garoto percebeu que estava sendo seguido e começou a caminhar entre os corredores. O fiscal se aproximou do garoto e o abordou, dando início a uma discussão acirrada.

Durante o bate-boca, houve aglomeração de diversas pessoas. No meio da confusão, o adolescente aproveitou uma distração do fiscal e conseguiu pegar uma faca de cozinha, com uma lâmina de 30 centímetros de comprimento, que estava à venda em uma prateleira.

O garoto enfiou a faca na virilha esquerda do fiscal. Depois, saiu com o instrumento do supermercado.

Quando corria pelo estacionamento, o adolescente foi detido pelo segurança Elias dos Santos Silva, 25 anos. A faca, ensangüentada, foi apreendida.

O fiscal foi levado até o Pronto Socorro do Hospital Nardini. O corte provocado pela facada causou hemorragia interna e Souza não resistiu. O fiscal morava no Jardim Rosalvo, zona Leste da Capital.

“Os funcionários do supermercado informaram que o adolescente já havia praticado alguns furtos no estabelecimento e também, algumas vezes, incomodava os clientes do shopping”, afirmou o delegado-titular do 1º DP de Mauá, José Rosa Incerpi. Segundo o delegado, são registrados, em média, dois furtos por mês no Extra, índice considerado normal.

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o menor infrator só pode ficar internado durante longo tempo na ex-Febem se cometer um crime violento. Em caso de homicídio, o tempo máximo é de três anos. O Extra informou que irá prestar toda a ajuda necessária para a família da vítima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;