Nacional Titulo
Chuvas melhoram situaçao das barragens no Sudeste
Do Diário do Grande ABC
30/12/1999 | 10:35
Compartilhar notícia


O risco de um eventual racionamento de energia elétricas por causa da seca persistente que afetou boa parte da regiao Sudeste foi afastado com a chegada das chuvas às regioes dos reservatórios das suas principais hidrelétricas. As chuvas finalmente chegaram às cabeceiras dos rios. Segundo o secretário de Energia do Estado de Sao Paulo, Mauro Arce, chuvas com maior intensidade deverao cair entre janeiro e fevereiro, o que vai ajudar ao abastecimento regular de energia elétrica.

"Agora no final do ano, como é tradicional, há uma reduçao no consumo de energia elétrica", diz Arce. "Muitas indústrias param suas produçoes, para manutençoes de equipamentos, como sempre ocorre no período. Há menor consumo residencial também, porque muita gente está em férias. Também as férias escolares ajudam na economia de energia nesta época".

Um estudo semanal feito pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), há a demonstraçao de que os reservatórios já começam a se recuperar no Sudeste. Por exemplo, o da hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, já apresenta um volume útil de 6,21%; o de Sao Simao, no Rio Paranaíba, com 15,83% de volume útil; no Rio Tietê, a usina hidrelétrica de Três Irmaos, está com 11,50% de volume útil no seu reservatório. É muito pouco - mas já está melhor que há algumas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;