Cultura & Lazer Titulo Alternativo
Atriz Mariana Vilela convida público para refletir enquanto confecciona pão

Performance ‘(a)massa crítica’ será apresentada hoje em Santo André

Por Marcela Munhoz
13/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Quantas vezes você dá uma pausa para pensar no que está executando? A simples ação de fazer um pão, por exemplo, pode render mais do que o alimento em si. Este é um dos pontos que Mariana Vilela quer levantar ao realizar hoje a performance (a)massa crítica na Alpharrabio Livraria, em Santo André, a partir das 10h30. “É diferente de outras linguagens, um trabalho desafiador em que a plateia é envolvida naturalmente. Trago junto ao ato de sovar a questão das relações entre as pessoas, o olhar para o aqui e agora, para o concentrar-se e também para a massa crítica, do agir e pensar”, explica a artista.

Toda a ação começa quando um espectador lê trecho de livro em voz alta. A narrativa provoca reações na artista, que manipula a massa de forma diferente a cada variação na leitura. Os envolvidos passam por todos os processos da feitura do pão, inclusive, degustá-lo depois. O pão, aliás, não foi escolhido por acaso. “Trata-se do primeiro alimento do homem mais primário, cada cultura tem o seu, é algo que os une em todo o mundo.” A performance de (a)massa crítica é derivada de Banquete... Uma Conversa sobre o Amor, realizada em 2011 quando a artista participava do Coletivo Ambulante. Na ação, fizeram o pão na calçada da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.

> (a)massa crítica – Performance. Alpharrabio (Eduardo Monteiro, 151), em Santo André. Hoje, às 10h30, dias 17 de setembro e 15 de outubro, às 10h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;