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Nike controla o site da CBF
20/07/1999 | 08:52
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Além de patrocinar os principais jogadores e determinar o calendário de amistosos da seleçao brasileira, a multinacional Nike também substitui a Confederaçao Brasileira de Futebol em uma tarefa aparentemente bem mais simples: a ediçao e responsabilidade pelo site mantido na Internet pela principal entidade do futebol brasileiro. É a Nike quem assina a home page oficial da CBF.

Ao contrário de outras federaçoes esportivas nacionais, internacionais e até regionais, a entidade que comanda o futebol brasileiro apenas empresta seu nome à pagina, cujo conteúdo praticamente se restringe à seleçao brasileira e é todo de responsabilidade da patrocinadora, através da empresa norte-americana TWIinteractive.

O aviso de Copyright (direito de propriedade) nao esconde esta situaçao e, apesar da ressalva de que se trata do "site oficial da seleçao brasileira", é explícita a advertência sobre a proibiçao da reproduçao de qualquer informaçao ou parte do website sem autorizaçao da Nike.

Mesmo estando sob o seu controle - o site também pode ser acessado através de outro endereço -, a Nike nao usa a página oficial da CBF na Internet como forma de propaganda direta. Seu logotipo só aparece na seçao de patrocinadores e no documento "termos de uso", inteiramente em inglês. Nele, as advertências sobre o uso indevido do site estao mais detalhadas, informando inclusive que o serviço é gerado pela TWI, da cidade de Herndon, na Virginia, e que eventuais problemas em relaçao ao uso do conteúdo serao resolvidos de acordo com a legislaçao norte-americana.

A parte reservada à CBF, limita-se a uma seçao que traz a história da entidade, uma lista de endereços das federaçoes regionais, entre outros dados de menor importância, como informaçoes sobre os programas sociais da entidade. Sobre o Campeonato Brasileiro que começa no sábado, por exemplo, nao existe uma linha no site oficial da CBF.




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