Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica de Santo
André é requisitada
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


  A Orquestra Sinfônica de Santo André dedica o começo do mês a buscar vitrine em outras paradas. Hoje, a formação de Carlos Moreno se apresenta no 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Na segunda, o grupo volta à Sala São Paulo, onde se apresenta na cerimônia de premiação do 14º Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita.

O feito inédito está no fato do grupo ser o único a se apresentar pela segunda vez em uma edição do Prêmio.

Do bolso da formação, no concerto de hoje, o maestro tira uma boa dose de composições nacionais e mescla com clássicos mundiais. Entre as coisas nossas, serão executados o "Hino Nacional Brasileiro", a "Abertura da Ópera Fosca", de Carlos Gomes, e "Ibeji", de Almeida Prado. Dos clássicos, listam Richard Wagner, Johannes Brahms e os Johann Strauss, pai e filho.

Na programação do prêmio, um outro Carlos além do Gomes será prestigiado. No caso, é o próprio maestro da Orquestra andreense, que regerá uma de suas composições, "Canção do Sentir". Além do "Hino Nacional Brasileiro", eles tocarão "Abertura da Ópera" e "Colombo - Vitória", do compositor que dá nome à premiação. De Verdi, executarão "Macbeth - Piettà, Rispetto e Amore".

"É o reconhecimento de um trabalho que está fortalecido. A Orquestra alcançou grandes marcas nos últimos tempos, com o aumento da remuneração dos bolsistas e as temporadas fechadas, além dos concertos didáticos. Isso acaba refletindo para ela estar em lugares como o Festival de Campos e o Prêmio Carlos Gomes", conta o secretário Cultura Edson Salvo Melo.

CASA DA ORQUESTRA
O projeto do Cine-Teatro Carlos Gomes, previsto para se transformar em cinema e sala de concertos, sede da Orquestra Sinfônica de Santo André, está para ser aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Os detalhes da reforma, avaliada em R$ 3,5 milhões, já com verba municipal destinada, estão arranjados, só dependendo da aprovação. "Terça-feira haverá uma reunião ordinária do órgão, e as reformas estão na pauta. Esperamos entregar o Carlos Gomes até o fim do ano que vem", diz Melo.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Concerto. No Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Praça do Capivari, Campos do Jordão. Hoje, às 16h30. No Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita - Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, São Paulo. Dia 11, às 21h (só para convidados).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;