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Jovens da região aderem a acampamento nas férias
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/07/2010 | 07:01
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Férias. Nada de videogame, televisão ou computador. Durante o período de recesso escolar a opção da molecada é passar alguns dias num acampamento escolar.

A realidade é tão crescente que empresas do segmento afirmam que o número de pessoas interessadas no serviço cresceu entre 12% e 14% de um ano para outro no Grande ABC.

Do total de crianças e jovens que passam o período de julho em acampamentos,cerca de 20% é da região. "O interesse por parte dos pais e dos filhos vem crescendo tanto que é possível notar crescimento de 40% por ano, no volume de estudantes", conta Rosana Nucci, proprietária de um acampamento em Mairiporã (SP).

Segundo ela, o Grande ABC acompanha a tendência. "Cerca de 20% das crianças que fecha pacote em julho residem no Grande ABC".

Proprietário de um acampamento em Bragança Paulista (SP), Celito Meirelles das Chagas conta que desde 2007 o setor está em crescimento. Antes, seu espaço recebia cerca de 35 inscritos por ano. Hoje, saltou para 400. "Desse total, 14% são crianças que residem na região. Há alguns dias, por exemplo, famílias de São Caetano e Diadema nos procuraram para saber como funcionava o acampamento", menciona Chagas.

Outro acampamento em Brotas (SP) também obteve elevação no volume de hóspedes nas férias. Do ano passado para cá, houve aumento de 12%. "De 120 acampantes por temporada, 20% são da região", revela a diretora do local, Marilia Rabello.

O setor vem crescendo em razão dos serviços oferecidos, explica o diretor-presidente da Abae (Associação Brasileira de Acampamento Educativo), Marco Antônio Vívolo. A média de expansão das companhias gira em torno de 5% a 10% ao ano, segundo a entidade.

"Além de ser um ambiente recreativo, o acampamento trabalha o lado social da criançada", destaca o executivo.

Segundo ele, a faixa etária média dos acampantes é de 5 a 16 anos. Além disso, 80% das empresas do ramo estão localizadas na região Sudeste do País, com foco no interior de São Paulo.

Os pacotes são de acordo com o número de dias, mas a média diária de preço é R$ 100. Mesmo assim, o valor varia muito conforme os pacotes escolhidos, infraestrutura e localização. Segundo o site da Abae, cinco dias de estada variam de R$ 500 a R$ 1.134. Há opções de sete dias por até R$ 2.490.

O diretor-presidente da associação explica que há itens inclusos que são básicos. As empresas oferecem hospedagem; refeições (média de cinco por dia); transporte de ida e volta; supervisão (monitores); programação recreativa e educativa. "Alguns contam com o serviço de enfermagem para primeiros socorros e ministrar medicações a quem precisa."

Julho é mais lucrativo do que janeiro, diz associação

As férias no meio do ano costumam encher mais os acampamentos, segundo o diretor-presidente da Abae (Associação Brasileira de Acampamento Educativo), Marco Antônio Vívolo.

Isso porque em julho são poucos os pais que tiram férias. No começo do ano é mais comum toda a família viajar junta.

A proprietária do Acampamento Timbalaia, Rosana Nucci, acredita que neste mês a procura pelo serviço dobra em relação ao início do ano.

O mês tipicamente de inverno não atrapalha a animação da garotada, nem tão pouco a lucratividade das empresas.

As atividades são focadas nos esportes, brincadeiras e atividades que levem as crianças ao conhecimento, criatividade, uso do raciocínio e capacidade de trabalhar e se relacionar em grupo, destaca Marilia Rabello, diretora do Acampamento Peraltas, em Brotas (SP).

"Quem frequenta um acampamento em janeiro sempre volta em julho e vice-versa. Até porque o melhor marketing que temos é a própria criança", enfatiza Rosana.

Shoppings oferecem programação no período

Para quem não vai viajar, as férias também pode ser divertidas. Centros de compras da região montaram diversas atrações. O Grand Plaza Shopping, em Santo André, por exemplo, destaca o cinema 3D, videogames de última geração e brincadeiras como o trampolim.

O brinquedo que fica até o dia 27 proporciona diversão entre as crianças a partir de 2 anos e pessoas com no máximo até 100 quilos, com saltos e cambalhotas no ar chegando a sete metros de altura.

O Mauá Plaza Shopping preparou uma área, que tem como inspiração o conto A Terra do Nunca de Peter Pan. Ao atravessarem a janela de fada Wendy, as crianças encontram um navio pirata com várias atividades, como cineminha, piscina de bolinhas, caça ao tesouro e tiro ao alvo na boca do crocodilo. A atração é gratuita e fica aberta ao público até dia 31.

O Shopping ABC, desenvolveu programação gratuita para agradar pais e filhos, até 15 de agosto. Os visitantes podem participar da arena musical, espaço interativo no piso Loft, que terá jogos como o guitar hero; tapetes de dança; o DJ Hero, com mesa de som para controlar; e rock band, com bateria, guitarra e microfone. Além disso poderão participar de um campeonato de Rock Band, com faixa etária livre.

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, aposta nos esportes radicais. Até o fim do mês, o centro de compras oferece, para crianças a partir de 3 anos e pessoas até 120 quilos, programação especial composta por arvorismo, tirolesa, parede de escalada, circuito arvorismo e combo adventure (circuito arvorismo e tirolesa).




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