Política Titulo Mote feminino?
Primeiro prefeiturável do PMB é homem

Partido da Mulher Brasileira aposta em Cleson como nome da sigla ao Executivo de Rio Grande

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Criado em setembro do ano passado com discurso de dar voz e espaço às mulheres, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) lançou um homem como primeiro candidato a prefeito no Grande ABC. O vereador Cleson Alves de Sousa foi oficializado pela legenda como prefeiturável em Rio Grande da Serra, em convenção realizada na Câmara.

Parlamentar rio-grandense por três mandatos, Cleson deixou no fim do ano passado o PT para se filiar ao PMB para buscar a sucessão do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), uma vez que os petistas já haviam decidido apostar, mais uma vez, em Claudinho da Geladeira. Será a primeira vez de Cleson na corrida majoritária.

Para o presidente do PMB local, Crisanto Araújo, o fato de a sigla lançar um homem em vez de uma mulher à Prefeitura de Rio Grande “não muda nada” em relação à orientação do partido. “As próprias mulheres têm preconceito com a política. Quando criamos o PMB em Rio Grande, minha ideia era ter a Angela da Tapaware (vereadora do PSDB) como candidata a prefeita, mas ela não quis sair do lado de lá (governo de Maranhão). Por isso buscamos o Cleson, que tem trabalho na cidade.”

Segundo o dirigente, o PMB terá mulheres levantando a camisa da legenda na eleição. A candidata a vice na chapa de Cleson será Veridiane da Biosfera (PMB). “Além disso, vamos lançar oito candidatas a vereadora. Mas é bom deixar claro que não somos um partido só de mulheres”. Apesar de o presidente do PMB local ser um homem, o resto da direção é composto por mulheres – da vice-presidente à tesoureira.

O PMB aprovou a coligação proporcional com o PRB, que não tem vereadores em Rio Grande da Serra. Na composição de forças, o PMB terá 20 nomes na busca por cadeiras na Câmara, enquanto o PRB apostará em quatro.

RIBEIRÃO PIRES
Além de Cleson, no Grande ABC o PMB ensaia lançar projeto próprio em Ribeirão Pires, encabeçado pela atual vice-prefeita Leo da Apraespi. Sua convenção está marcada para amanhã, embora o prefeito Saulo Benevides (PMDB) mantenha assédio à legenda. Nos bastidores, comenta-se que o peemedebista pode retirar empreitada à reeleição e defenda Lair da Apraespi (PMB), irmã de Leo, como candidata do governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;