Setecidades Titulo Jardim João Ramalho
Sem reparos, quadra escolar causa transtornos

Além de buracos, espaço da Emeief Carolina Maria de Jesus, em Sto.André, tem lixo acumulado

Nelson Donato
Especial para o Diário
10/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


A quadra esportiva da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Carolina Maria de Jesus, situada na Estrada Cata Preta, 610, no Jardim João Ramalho, em Santo André, tornou-se alvo de críticas de pais e alunos que frequentam a unidade. O equipamento carece de manutenção e, de acordo com os estudantes, além das más condições, há lixo no local frequentemente.

A aluna Daniela Campos Matias, 10 anos, relata que os problemas já começam na entrada do espaço. “O portão (da quadra) está enferrujado e é difícil de abrir. Sempre que chove os buracos da quadra ficam cheios e formam poças. A gente não pode usar (o espaço) quando está desse jeito.”

A auxiliar de limpeza Ivone Gomes da Silva lamenta as condições estruturais de rede de ensino municipal andreense. “Olha, se o problema fosse só aqui estaria bom. Mas, infelizmente, sabemos que várias escolas estão nesta situação. Aqui as crianças estão sofrendo com a quadra.”

A falta de uniformes e o atraso na entrega dos materiais didáticos também foram motivos de reclamação, principalmente por parte dos pais. A vendedora Edinalva Isabel da Silva diz que, por conta da queda da temperatura, secar as vestimentas que foram entregues no ano passado se tornou tarefa difícil. “A roupa não seca. Então, temos de pegar a roupa de sair mesmo para usar.”

Segundo a vendedora, a falta dos materiais didáticos tem comprometido o orçamento da sua residência. “O pai dos meus filhos não paga valor bom de pensão. Gastar com itens para duas crianças não está sendo fácil. Tive de pedir ajuda para a minha mãe.”

Em resposta aos questionamentos feitos, a Prefeitura de Santo André informou que a Secretaria de Educação está ciente da necessidade de manutenção do local. “Estão em planejamento a revitalização total do Cesa Cata Preta, complexo educacional onde fica a escola municipal com a quadra, além de uma creche, centro comunitário e espaço de lazer para a população.”

Ainda conforme a administração, desde 2013, já foram investidos R$ 46 milhões em reformas e manutenção das unidades escolares, sendo que mais de 20 escolas já passaram por revitalização e outras dez unidades estão em processo. Para o Cesa Cata Preta, prazos e valores ainda estão sendo definidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;