Setecidades Titulo
Aumento na demanda incentiva Sto.André a fazer bicicletários
Fabiana Piasentin
Do Diário OnLine
08/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O aumento na demanda por vagas de estacionamento para bicicletas incentivou a Prefeitura de Santo André a construir dois bicicletários no Centro da cidade. Os espaços devem ser entregues à população dentro de 30 dias e oferecerão mais de 200 lugares para que os ciclistas guardem seus veículos com segurança.

No entanto, a falta de informação sobre a construção desses espaços causa transtornos a alguns munícipes, que estão, ainda que momentaneamente, sem um lugar seguro para estacionar suas bicicletas.

O agente administrativo Thiago Luiz Laurindo, 24 anos, costumava prender a sua bicicleta em uma barra de ferro no estacionamento de motos do Paço municipal. Na última segunda-feira (1º), ele foi impedido de estacioná-la no local e orientado a colocá-lo no bicicletário na rua Delfim Moreira. "Pensei que minha cidade estava finalmente valorizando o ciclista. Tive uma surpresa ao chegar ao local e me deparar com um grupo de jovens fumando maconha", conta.

Mesmo a contragosto, Laurindo teve de deixar sua bicicleta no local e seguir para o trabalho, em Diadema, de trólebus. "Não teria tempo hábil de voltar para casa para guardar minha bicicleta. Mas agora não confio mais e preciso pegar duas conduções para ir ao trabalho", afirma.

De acordo com o diretor de Departamento de Parques e Áreas Verdes de Santo André, Vitor Mazzeti Filho, o bicicletário na Delfim Moreira ainda não está pronto e, portanto, o agente administrativo recebeu uma orientação equivocada quanto ao uso do espaço. "Trata-se de uma área pública que fica sobre um córrego. Estamos preparando uma instalação adequada, que contará com a fiscalização de um GCM (Guarda Civil Metropolitano)", afirma.

O diretor estima que o local ficará pronto até o final de setembro e, em seguida, deverá ser inaugurado pela Prefeitura de Santo André. Esse é o mesmo prazo de entrega do bicicletário que será construído dentro do Paço Municipal, de acordo com o diretor de Apoio Administrativo do município, José Roberto Garcia. "Antes, as bicicletas ficavam no mesmo espaço das motos, prejudicando o trânsito e a passagem dos pedestres. Quando ficar pronto, o bicicletário será maior e os munícipes poderão travar suas bicicletas", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;