Setecidades Titulo
Falta de medicamento prejudica pacientes renais
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
02/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A falta do medicamento Calcitriol 0,25 mcg na Farmácia de Alto Custo do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, tem prejudicado o tratamento de pacientes com problemas renais que dependem da medicação. De acordo com a informação de atendentes, a interrupção no abastecimento já ocorre há pelo menos um mês.

O remédio é um dos principais metabólitos ativos da vitamina D3. Ele é responsável por promover a absorção intestinal do cálcio, além de regularizar a mineralização óssea. Um dos afetados pela má distribuição do remédio é Nelson Carrico Filho, 51 anos, que está afastado do trabalho e anda de muletas. Ele mora no bairro Alves Dias, em São Bernardo, e usa a medicação desde 2009. "Há dez dias estou verificando se chegou o remédio. No começo do ano é sempre complicado. Na mesma época de 2010 também tive problemas. A orientação que recebi da minha médica é para não parar com o tratamento", disse o motorista, que sofre de insuficiência renal. Segundo ele, o problema também se estende a outros tipos de medicamentos de alto custo.

Outro prejudicado pela interrupção é Rinaldo Pereira, 47, morador do bairro Casa Branca, em Santo André. O funcionário público precisa da medicação para fazer a reposição de cálcio. "Faz cinco anos que tomo o remédio. Já faltou algumas vezes, mas não por tanto tempo. Quando ligamos, dizem que não há previsão de retorno. Espero que a situação se normalize logo. É preocupante. Se ficar sem, posso ter problemas nos ossos e no rim", explicou. Rinaldo diminuiu a dose diária do remédio na tentativa de fazê-lo render até que a distribuição seja regularizada. "Estou tomando um comprimido ao invés de dois." De acordo com ele, a falta de outros medicamentos também foi citada por outros atendentes da farmácia do hospital.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a falta do medicamento deve-se ao crescimento da demanda registrada no início do ano. Como medida emergencial, já foi providenciado o remanejamento entre os locais que ainda possuem a medicação para abastecer onde há a falta do Calcitriol. A previsão para a chegada do remédio no Hospital Mário Covas é até sexta-feira. O Estado afirmou desconhecer a falta de outros medicamentos na Farmácia de Alto Custo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;