Setecidades Titulo Vila João Ramalho
Moradores pedem sala para aulas de música
Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Grupo de moradores reivindica a concessão de espaço vago no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Cata Preta, localizado na Vila João Ramalho, para a realização de atividades culturais junto à comunidade carente. O pedido dos munícipes é para que a Prefeitura ceda uma sala, aos sábados, para abrigar projeto social voltado ao ensaio de orquestra e coral local. A administração, no entanto, negou o espaço.

Representante do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado de São Paulo na região, o maestro João de Campos, se diz indignado com a recusa por parte do governo municipal em ceder o espaço. “Embora a Prefeitura já possua projetos voltados à música em sua rede de ensino, é importante frisar que esse projeto se trata de uma proposta que visa atender a toda a comunidade carente do bairro, incluindo idosos, crianças e jovens.”

De acordo com Campos, antes de concretizar o pedido oficial junto à Prefeitura de Santo André, o grupo de moradores realizou pesquisa acerca do local ideal para a execução do projeto. “Escolhemos a sala do Cesa Cata Preta justamente por se tratar de área carente e que possui salas ociosas aos sábados. Tenho certeza de que nada iria interferir na unidade. Pelo contrário, só iria ajudar a todos que residem ao redor.”

O projeto denominado Musicando nas Comunidades oferece aulas de música e também tem o objetivo de abrir espaço para a comunidade ensaiar junto com a orquestra e com o coral.

Vizinha da unidade educacional, a feirante Rita de Cássia Antunnes, 33 anos, diz que o bairro carece de projetos que atendam as crianças e os adolescentes. “De sábado e domingo, a molecada só tem a rua para se divertir. Seria muito bom ter ações sociais como essa aqui perto. Me sentiria mais segura em relação ao lazer dos meus filhos”, afirma.

Para a auxiliar de produção Manoela Livia de Souza, 27, a liberação do espaço aos sábado também seria alternativa para mães e pais que trabalham aos fins de semana e não têm com quem deixar seus filhos. “Seria muito importante se as escolas e Cesas tivessem atividades nestes dias. Eu, assim como outras mães, trabalho quase todos os dias da semana e precisamos desses projetos”, revela.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André informou que a recusa da cessão do espaço foi motivada pela ausência de salas livres na unidade de ensino. Segundo a administração, “existem salas multiuso que são utilizadas de acordo com a necessidade para atividades com alunos ou mesmo reuniões com a comunidade.”

De acordo com a Secretaria de Educação, no Cesa Cata Preta já são realizados dois projetos de música voltados aos alunos e também para os moradores da região. Um deles é o programa Música na Escola, que beneficia aproximadamente 480 crianças e jovens com o aprendizado de canto coral e percussão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;