Política Titulo Mudança
Por vice de Donisete em Mauá, Betão migra para o PTB
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
19/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC:


Para viabilizar a indicação como candidato a vice-prefeito na chapa do PT de Mauá, o vereador Alberto Betão Pereira Justino trocou ontem o PTdoB pelo PTB. A mudança evidencia a preferência do governo pelo nome do parlamentar para compor aliança com o prefeito Donisete Braga (PT) em outubro, como antecipou o Diário no dia 10.

O ingresso de Betão no PTB foi amarrado em acordo entre a cúpula do governo, o comando do partido na cidade e o presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado. “Será um projeto com vários partidos políticos que apoiam a reeleição de Donisete”, frisou Betão, que ainda não foi oficializado como companheiro de chapa do prefeito.

O nome de Betão foi indicado internamente por Donisete ao chamado conselho político do governo, que reúne a nata do petismo mauaense, como o ex-prefeito Oswaldo Dias, e as legendas aliadas à administração. Mas a preferência pelo parlamentar não agradou parte dos petistas, que sustentam que a escolha possa ser precipitada. Por conta da rejeição, o chefe do Executivo adotou cautela em reunião com a militância do partido na segunda-feira e evitou citar o nome de Betão. Donisete apenas pediu, com êxito, aval do diretório para optar por chapa mista. “Mesmo sabendo que a escolha (da candidatura a) vice vai ser do PT, eu tenho conhecimento do espaço que o PTB está reivindicando na chapa do Donisete e tenho essa intenção em ser o candidato a vice”, discorreu Betão.

Mesmo com a saída do parlamentar, o PTdoB fica representado no arco de aliados de Donisete principalmente depois de alocar Osvanir Carlos Stella, o Ivan, e Luiz Alfredo dos Santos Simão, que deixaram o PSB após o ingresso do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Atila Jacomussi. Também compõem o PTdoB, Sandra Vieira, ex-PMDB, e Adelton Cachorrão, que estava no PP.

BASTIDORES
Ainda sem decolar projeto de pré-candidatura ao Paço pelo PSDB, o ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi passou a ser cogitado como uma das possibilidades para fundir a adesão do PTB com Donisete.

Extraoficialmente é comentado o retorno de Volpi ao PTB – foi filiado ao partido entre 2013 e 2015 –, podendo ser alçado ao posto de número dois da chapa governista que tentará emplacar reeleição em outubro. O movimento rivalizaria de vez a disputa entre o atual prefeito petista e Atila.

Procurados pelo Diário, Donisete e Volpi não foram localizados para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;