Setecidades Titulo
Autônomo monta 'Judas' há 40 anos para ser malhado
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
23/03/2003 | 19:12
Compartilhar notícia


Pelo 40º ano consecutivo, Judas aguarda pacientemente para ser espancado no sábado de Aleluia, sentado em uma cadeira na calçada perto do cruzamento entre a travessa Lourenço Rondinelli e a rua Coronel Fernando Prestes, Centro de Santo André. O Judas confeccionado pelo autônomo Vanderlei Vicente Ferreira, 48 anos, não se limita a atrair a atenção de curiosos e dá recados aos moradores e motoristas que passam pelo local – todo dia Ferreira troca o cartaz que o boneco segura, com frases alusivas à guerra do Iraque, ditados populares e o aumento do IPTU na cidade. “Vou colocar uma frase falando sobre os vereadores de Santo André e o IPTU. Esses é que são os verdadeiros Judas’, porque traíram o voto do povo.”

O autônomo espera reunir um grande número de crianças para a tradicional malhação de Judas. “Mas também, se ninguém resolver aparecer, eu mesmo ‘taco’ fogo nele quando der meio-dia”, disse.

Ferreira monta o boneco todo ano, desde 1963, quando morava em uma casa na Coronel Fernando Prestes, onde nesta segunda-feira está instalado um hotel. Na época, a rua era de paralelepípedos e a malhação do Judas atraía um grande número de crianças das redondezas. “Hoje em dia pouca gente dá valor à tradição”, disse o autônomo.

Tradição que, por sinal, pode ser considerada uma das marcas do quarteirão onde o Judas de Ferreira espera sentado pela morte – o boneco é montado todo ano em frente à uma das lojas mais antigas da cidade, que comercializa roupas e outros produtos relacionados à música sertaneja, como botas, jaquetas e cremes para crina de cavalos. Está instalada no local desde 1901.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;