Economia Titulo
Desemprego sobe pelo terceiro mês seguido em São Paulo
Por Do Diário OnLine
24/05/2005 | 10:31
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo subiu de 17,3% para 17,5% da PEA (População Economicamente Ativa) em abril, o equivalente a 1,753 milhão de pessoas fora do mercado de trabalho, segundo números divulgados nesta terça-feira pela Fundação Seade e pelo Dieese.

Em abril, o número de novas vagas criadas (69 mil) foi menor do que o total de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho (107 mil), por isso houve um acréscimo de 38 mil no contingente de desempregados.

Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a taxa de desemprego caiu de 20,7% para 17,5% da PEA, o correspondente à saída de 291 mil pessoas do contingente de desempregados. Nesse período, foram geradas 434 mil ocupações, enquanto 143 mil pessoas ingressaram na força de trabalho.

Por setores de atividade, a Indústria teve variação negativa de 0,2% em abril (-3 mil empregos) e Comércio recuou 0,4% (-5 mil ocupações). Serviços, por sua vez, gerou 53 mil novas vagas (+1,2%), enquanto o chamado Outros Setores abriu 24 mil oportunidades de trabalho (+2,5%), principalmente nos serviços domésticos.

Rendimentos - Entre fevereiro e março, o rendimento médio dos trabalhadores ocupados manteve-se praticamente estável (-0,1%) e o dos assalariados variou 0,5%, passando a valer R$ 1.018 e R$ 1.088, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;