Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica e Vera Cruz se apresentam no fim de semana
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/09/2011 | 07:15
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Abrindo a primavera, e celebrando a parte mais suave e alegre da música sinfônica, a Filarmônica Vera Cruz se apresenta hoje no Teatro Elis Regina, em São Bernardo. Amanhã, a formação conduzida por Júlio Medaglia segue para Campos do Jordão, onde apresenta o mesmo repertório no Festival da Primavera.

Rossini, com Abertura de L'Italiana in Algeri, Vivaldi, com Primavera, Fra Catene Ognor Penando, Nelle Mie Selve Natie, Giulio Caccini, e sua Ave Maria, e Luigi Arditi, com Il Bacio, estão no repertório que reverencia a música italiana. O brasileiro Claudio Santoro, autor de Ponteio, e o alemão Mendelssohn, com a Sinfonia nº 4 em Lá Menor, a Italiana, completam a apresentação.

Participam do concerto o violinista alemão Erich Lehninger e a soprano italiana Artemisa Repa. "O programa é italiano para celebrar os 150 anos da unificação do país. Os italianos são a mãe da música, foram os primeiros compositores independentes a fazer música pela beleza dela, na Renascença. Depois vieram movimentos como o barroco e o classicismo, que tiveram grandes expoentes italianos", conta Medaglia.

FIM DO CICLO

A Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência de Carlos Moreno, finaliza amanhã, com apresentação no dia 28, na Igreja Matriz, e dia 2, na Sala São Paulo, o ciclo de sinfonias de Anton Bruckner, que teve início em 2009 e contou com nove sinfonias.

Além do repertório do austríaco, que raramente é executado no País, a formação andreense apresenta Sinfonia nº 3 em Ré Menor, de Richard Wagner e Toccata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach, uma composição especial para o órgão.

A razão do repertório de Brukner ser tocado também na igreja é porque parte das composições do músico foram feitas para ser tocadas na igreja. Traduzir os efeitos de ressonância que esses ambientes fazem à música foi um dos desafios da formação para transpor as obras também para o palco do teatro. "Foi um desafio que nos proporcionou ir além e consolidou nossa sonoridade. Depois dele, qualquer repertório que executarmos, será feito com relativa facilidade", conta o maestro.    


Orquestra Filarmônica Vera Cruz -  Concerto. Hoje, às 20h. No Teatro Elis Regina - Rua João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. Amanhã, às 16h. No Auditório Cláudio Santoro - Rua Arrobas Martins, 1.800, Campos do Jordão. Ingr: trocado por livro infantil.

Orquestra Sinfônica de Santo André  Concerto. Amanhã, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Dia 28, às 16h. Na Igreja Matriz - Praça Getúlio Vargas, 1, Santo André. Dia 2, às 11h. Na Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 1, São Paulo. Grátis.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;