Economia Titulo
Bancos brasileiros são duas vezes mais rentáveis que dos EUA
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
15/08/2007 | 15:31
Compartilhar notícia


Um levantamento realizado pela empresa de consultoria Economática apontou que os bancos brasileiros Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil são mais rentáveis que as maiores instituições financeiras dos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, que traça um paralelo entre os bancos do Brasil e dos EUA, a rentabilidade das quatro instituições financeiras brasileiras no primeiro semestre de 2007 foi quase 100% maior que a das norte-americanas. No período, os brasileiros tiveram uma rentabilidade média de 14,55%, enquanto os americanos registraram o índice de 7,36%.

“Comparamos bancos do mesmo porte. Bancos menores têm, às vezes, rentabilidade maior, mas não podem ser comparadas à rentabilidade dos bancos grandes. São estruturas diferentes”, explica o economista Einar Rivero, responsável pela pesquisa.

Segundo Rivero, o fato dos bancos brasileiros apresentarem maior rentabilidade não significa que o seu lucro seja maior, já que esse cálculo requer os gastos totais de cada um dos bancos, números que não foram analisados na pesquisa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;