Nacional Titulo
Delegacia investiga caso de crianças nuas em escola do RJ
Do Diário do Grande ABC
19/05/2000 | 00:13
Compartilhar notícia


A Delegacia de Proteçao à Criança e ao Adolescente (DPCA) instaurou nesta quinta-feira inquérito para investigar a denúncia de que pelo menos seis alunos da 2ª série do 1º grau de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro teriam sido obrigados a ficar nus, por ordem da direçao do colégio, para provar que nao roubaram R$ 50. A denúncia partiu da mae de uma aluna.

A dona de casa contou à 7ª Coordenadoria Regional de Educaçao e à Fundaçao da Infância e Adolescência (FIA) que sua filha, E.L., oito anos, havia sido acusada do roubo do dinheiro e levada para o banheiro da escola em companhia de uma mulher que se identificara como policial.

No banheiro, E.L. teria sido obrigada a tirar toda a roupa para provar que nao pegara o dinheiro. "Outras cinco crianças também foram submetidas à revista", contou o delegado Agláusio Batista Novais Filho, da DPCA. "Vamos ouvir os outros pais e também as crianças, devidamente acompanhadas por psicólogos".

O delegado disse que pretende ouvir a diretora do colégio, que segundo o relato da dona de casa, teria confirmado a ordem para a revista. A diretora nao quis se pronunciar sobre o caso. O delegado quer saber também quem era a mulher que se passou por policial.

A secretária municipal de Educaçao, Carmem Moura, informou nesta quinta-feira que vai instaurar um procedimento oficial para determinar o que ocorreu no colégio. "O fato é gravíssimo", afirmou. "Se a diretora confirmar que realmente ordenou a revista, será afastada e abriremos um inquérito administrativo para definir o tipo de puniçao que ela receberá", explicou Carmem. "Se ela negar o fato, vamos abrir uma sindicância interna para apurar o que ocorreu".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;