Política Titulo Plano
Consórcio pretende ampliar prédio da sede

Colegiado alega falta de espaço para execução
de projetos e faz estudo para reformar edifício

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/01/2016 | 07:04
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Apesar da crise econômica e de previsões de que as finanças públicas devem demorar a melhorar, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC planeja ampliar o prédio da sua sede, localizado no Centro de Santo André. O estudo foi realizado no ano passado, mas não há previsão exata de quando as obras iniciarão. A intenção é que as intervenções iniciem na próxima gestão, que começa em 2017.

Na avaliação dos sete prefeitos, o espaço atual, que conta com garagem, nove salas e um auditório, é insuficiente para elaborar projetos regionais que o Consórcio gerencia e para acomodar os 23 servidores do colegiado. O prédio também abriga a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. Pela proposta, o novo prédio teria área de 7.575 metros quadrados e dez andares (hoje são dois) destinados aos diversos setores administrativos da entidade e aos projetos intermunicipais liderados pelo Consórcio.

O esboço do projeto foi idealizado pela arquiteta e coordenadora de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Consórcio, Sandra Teixeira Malvese. “É uma ideia, um conceito e que pode se transformar em um projeto realizável, não necessariamente em 2016, mas no próximo ano ou no começo da próxima legislatura (2017-2020). Mas a necessidade de ampliação existe e não é só por conta da equipe (de profissionais), mas pela questão da estrutura”, explicou o secretário-executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani (PT), ao emendar que a ampliação viabilizaria a gestão de políticas públicas regionais. “Quando a gente fala de monitoramento de determinados temas, gestão de riscos, drenagem, enchentes, mobilidade em âmbito regional, precisamos ter estrutura física para suportar isso. E atualmente não temos”, justificou.

Por se tratar de um estudo preliminar, ainda não há estimativas de quanto a reforma custaria às sete prefeituras. Como o prédio do Consórcio, situado na Avenida Ramiro Colleoni, pertence ao Paço de Santo André, as intervenções e o uso da nova sede teriam de ser concedidos pela administração andreense.

A atual sede do Consórcio foi inaugurada em 2002, mesmo ano da morte do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT) – o edifício leva o nome do ex-gestor, que projetou o colegiado. Antes, a entidade, que celebrou 25 anos de existência em 2015, era sediada em um sobrado na Rua Laura, também no Centro.

CARGOS
Além da ampliação do espaço físico, o Consórcio também planeja aumentar o quadro de pessoal do colegiado. Em 2014, as sete cidades deram aval para que o Consórcio criasse 33 cargos. Segundo Bresciani, o concurso público foi realizado, mas a contratação dos servidores ainda não ocorreu por “falta de espaço”. “A nova estrutura física daria condições para que isso acontecesse”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;