Memória Titulo História
Ele faz parte da História do Diário
Ademir Medici
08/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 HUMBERTO HONORATO DA SILVA

(Serra Grande, Palmeira dos Índios, Alagoas, 1º-10-1935 – Santo André, 6-12-2015)

 

Na história dos mais de 57 anos do Diário, Humberto Honorato da Silva foi o personagem que recebeu o maior espaço biográfico do jornal: uma série de três reportagens especiais, aos domingos, cada qual com duas páginas, totalizando seis.

Humberto tinha 44 anos. Trabalhava de operário na Pirelli. Na tarde de 20 de dezembro de 1979 ele se apresentou à Redação dizendo ter sido enviado pelos companheiros de trabalho para contar a sua história. E que história!

A primeira reportagem, com chamada de Primeira Página, foi publicada em 13 de janeiro de 1980, seguindo-se a segunda no dia 20 e a terceira no dia 27, sempre com chamadas de capa. Título geral: ‘O odisséia de mais um nordestino que descobriu São Paulo’.

Ao longo da série de reportagens, a fala de Humberto Honorato da Silva foi dividida em 81 microcrônicas, cada qual com uma passagem da sua vida, cada uma numerada e titulada, a exemplo da que se segue:

57 – Descobrindo a Pirelli

Quando eu tava na pior mesmo, um amigo meu me deu a dica:

– Olha, na Pirelli eles pegam pessoas aposentadas numa firma que tem lá. E você ganha mais do que o salário, pega pãozinho da mesa, o povo lá é muito bom. Faz lista pra você.

 

Um contador de histórias de primeira, o Sr. Humberto, fotografado para a série de 35 anos atrás pelo repórter-fotográfico Claudio Polesi e que depois saiu de cena, sem mais se apresentar ao jornal.

Agora a notícia: a sua partida, aos 80 anos. Residia no bairro Homero Thon, em Santo André. Deixa a mulher, Madalena Marto da Silva, a dona Nena, 73 anos, seis dos nove filhos – Nanci, Neide (que é a historiadora da família), Nilza, Nivaldo, Norberto e Nélio – e dez netos. Está sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Vila Curuçá.

Detalhe: Natália, uma das netas do Sr. Humberto, não tinha conhecimento da série de reportagens do Diário sobre o avô. As primeiras tias, citadas pelo depoente nas matérias de 1980, nunca comentaram sobre os artigos.

Para não incorrermos em erro, tiramos cópia das seis páginas do depoimento do Sr. Humberto e levamos à família. Emoção geral no Jardim Paraíso. Ao observarem as fotos, comprovaram tratar-se mesmo do pai e avô. Um dos filhos, depois do nosso primeiro contato, chegou a comentar que o pai havia falado numa entrevista que teria sido concedida por ele na Pirelli. Pode ser que tenha sido para a revista interna da firma, pois a nossa foi mesmo na Redação.

A verdade é que a série tem tudo para servir de inspiração a um livro com a história deste alagoano que um dia descobriu Santo André, mas que nunca deixou de viajar por este Brasil afora, até pouco tempo antes da sua morte – às vezes sem nada falar à família.

Trinta e cinco anos depois da reportagem do Diário, quem sabe esta página Memória não venha a reproduzir, de tempos em tempos, histórias que Humberto Honorato da Silva nos contou. Como a que se segue:

 

“Humberto deixou o Nordeste aos 21 anos e veio caminhando para São Paulo. Tinha mais de dez tipos de vermes na barriga. Por isso comia dobrado e até triplicado. Devorava pencas de bananas, restos de comida e até tijolo. Na Pirelli trabalhava como abastecedor de pneus.”

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6026

Manchete – CESP (Central Elétrica de São Paulo) admite racionamento de energia em fevereiro

São Bernardo – Pronto-Socorro de Riacho Gande vai funcionar 24 horas.

Polícia – Quadrilha de menores é descoberta pelo Diário. Eles agiam nas imediações do Centro de Santo André. Roubavam residências e escondiam o produto no mato.

 

Em 8 de janeiro de...

1901 – Câmara Municipal de São Bernardo recebe abaixo-assinado de moradores da estação do Alto da Serra (Paranapiacaba) reclamando e pedindo providências contra a má qualidade da carne verde exposta à venda no lugar.

1916 – Esteve em São Caetano, em visita à usina elétrica, o Dr. Theodoro Collaço, engenheiro da Light & Power. A empresa iniciará em breve a construção de um prédio para a usina, cuja planta já está organizada.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os russos ocupam o cemitério de Czartoryski, na Ucrânia’.

1931 – Ao manusear sua espingarda, Manoel de Freitas, morador de São Bernardo, foi ferido quando a mesma disparou acidentalmente. Ele foi socorrido pela Assistência.

Inaugurado em Natal, Rio Grande do Norte, monumento em homenagem ao aviador italiano Carlo Del Prete. Mussolini ofereceu à cidade uma coluna romana retirada do Capitólio.

 

Hoje

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia.

 

Santos do Dia

São Severino (Roma 410 – 482). Em 454 é encontrado às margens do Rio Danúbio, fronteira com o então mundo pagão, acolhendo a população ameaçada pela destruição bárbara. Ao mesmo tempo, o jovem cristão fazia penitência e tentava atrair os pagãos para a vida cristã. Morreu pronunciando a última frase do Salmo 150: “Todo ser que tem vida, a deve ao Senhor”.

 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Antonio de Categeró

Teófilo

Apolinário de Hierápolis




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;