Internacional Titulo
Traficantes de ópio temem ser alvos dos EUA
Por Das Agências
13/01/2002 | 17:50
Compartilhar notícia


Os traficantes de ópio afegãos mudam suas rotas com medo de ser o próximo alvo das operações militares norte-americanas, segundo especialistas consultados em Turbat (Baluquistão paquistanês).

"Depois da atual guerra contra o terrorismo, a guerra contra a droga pode ser uma prioridade das novas autoridades afegãs e de Washington. E a ONU tem intenção de apoiar", declarou Bernard Frahi, diretor do Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional das Drogas (Pnucid) no Afeganistão e Paquistão.

Como se temessem isso, os traficantes afegãos se mudaram há alguns dias para o Irã e a Turquia, mais próximos dos mercados europeus e longe da ameaça dos EUA. Segundo as estatísticas, as forças da ordem só interceptam 10% da droga transportada.

O general Zafar Abbas, diretor geral da força antinarcóticos paquistanesa (ANF), lamenta que os norte-americanos não tenham bombardeado os laboratórios de transformação de ópio da região de Chotto, no Sul do Afeganistão e próximo de seu país.

Ele assinala que a plantação de dormideira foi reiniciada nos últimos meses, favorecida pelos ataques contra os talibãs, que proibiram por decreto esse cultivo e conseguiram erradicá-lo há um ano. Os talibãs, contudo, nunca combateram o tráfico.

"Restam ser solucionados os problemas dos laboratórios de transformação de ópio e da rede", acrescenta Frahi, que tenta conseguir medidas fortes das novas autoridades afegãs contra o tráfico. "A guerra da heroína tem que ser vencida no Afeganistão, não smente noi Paquistão ou na Turquia, que são apenas locais de trânsito", estimou Frahi, que voltará a reunir-se esta semana com as autoridades de Cabul.

A ANF interceptou na última segunda-feira uma dessas transferências no Sudoeste do Paquistão, perto da fronteira iraniana. Os agentes apreenderam em uma emboscada contra uma dezena de contrabandistas armados 630 quilos de heroína e 250 quilos de morfina, num valor estimado em mais de 500 milhões de dólares nos mercados europeus.

"Em outros comboios, apreendemos mísseis SAM, destinados a derrubar nossos helicópteros", declarou o general Zafar.

No pátio do comissariado de Turbat, o comandante Azhar Arif mostra os sacos de droga, as armas e 12 camelos junto com quatro prisioneiros encadeados. Um dos contrabandistas morreu, outro está hospitalizado e seis fugiram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;