Nacional Titulo
Índios se armam à espera da desocupação em MS
Por Do Diário OnLine
Com Agências
21/01/2004 | 00:39
Compartilhar notícia


Venceu à meia-noite desta quarta-feira o prazo dado pela Justiça para que cerca de 3,7 mil índios caiovás-guaranis desocupassem as 14 fazendas invadidas nos municípios de Iguatemi e Japorã, no Mato Grosso do Sul. Armados com revólveres, espingardas, arcos e flechas, os índios garantem que vão resistir e seus líderes já avisaram que haverá luta e mortes caso haja tentativa de retirá-los.

A operação de despejo está sendo preparada pela Polícia Federal. O superintendente do órgão no Estado, Wantuir Jacini, já solicitou o envio de reforços à região. O governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, disse que o Estado vai apoiar a PF na reintegração de posse e determinou à Polícia Militar que fique em estado de alerta.

Na tarde desta terça-feira, o juiz federal Odilon de Oliveira negou o pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai) para que fosse ampliado o prazo para a desocupação das fazendas. De acordo com o administrador da Funai em Amambai, William Rodrigues, a data estipulada pela Justiça foi insuficiente para conversar os índios a deixar a área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;