Cultura & Lazer Titulo
Cia. Mal-Dita faz leitura de 'O Abajur Lilás' no Orbital
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
23/03/2003 | 17:27
Compartilhar notícia


Plínio Marcos na veia. O Orbital (r. Augusta, 2.849, São Paulo. Tel.: 5096-0747) recebe nesta segunda-feira, às 19h30, a leitura de O Abajur Lilás, do dramaturgo santista. A Cia. Mal-Dita é a responsável pelo ciclo Leituras Plinianas, que reverencia um dos maiores autores brasileiros e do qual O Abajur Lilás é a segunda de uma série de dez leituras.

Luciana Domschke assina a direção da leitura. O cáften homossexual Giro (Clayton Marques) explora as prostitutas Dilma (Denise Janoski), Célia (Deize de Assis) e Leninha (Paula Kill). Capanga de Giro, Osvaldo (Alexandre Acquiste) o ajuda a mantê-las sob jugo.

A Cia-Maldita encontrou no Orbital, localizado em região paulistana onde é visível a presença de garotas de programa, lugar propício para a leitura. A ação de O Abajur Lilás se dá no “mocó” pertencente a Giro.

Para Luciana, a peça está “inserida no contexto atual” e remete à invasão anglo-americana do Iraque. “Giro é o dono do lugar e tem dinheiro, sente-se no direito de fazer o que quer”, afirma. “Ele manda e desmanda”, diz Marques, relacionando Giro ao presidente George W. Bush.

O texto escrito na década de 1970 é uma metáfora da opressão da ditadura militar (1964-1985) e do modo como segmentos da população reagiam a ela. Ficou retido na censura por alguns anos.

Oração Para um Pé de Chinelo, com direção de Fransérgio Araújo, e Barrela, com direção de Alexandre Borges, dão seqüência ao projeto em 21 de abril e 19 de maio, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;