Cultura & Lazer Titulo
Fernando Faro reestréia 'Móbile' nesta quarta
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
28/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Estréia nesta quarta, às 22h40, na TV Cultura, o programa Móbile, dirigido pelo jornalista e produtor Fernando Faro. A produção será levado ao ar sempre na última quarta-feira de cada mês e tratará de todas as linguagens artísticas, como dança, teatro, poesia, artes plásticas e música.

Hoje, conta com a interpretação do ator Juca de Oliveira, que diz ser um homem de teatro, que atua por vocação. Ele confessa que certas obras marcaram sua vida como, por exemplo, a peça Julio Cesar de William Shakespeare, que fez no Teatro Municipal e pela qual recebeu muitos aplausos no papel de Marco Antônio. Inclusive, ele interpreta um discurso desse personagem durante o programa.

A arte do cantor e compositor Toquinho também está nesta edição do Móbile, com a interpretação da música Rapaz de Bem, de Johnny Alf. A musicalidade da cantora Fabiana Cozza fica por conta da canção O Samba é Meu Dom, de Wilson das Neves e Paulo Cesar Pinheiro.

O movimento Dadá, ou Dadaísmo, também entra em cena no programa de estréia. A atriz Paula Picarelli, apresentadora do programa Entrelinhas, da TV Cultura, interpreta o Manifesto Canibal Dadá, de Francis Picabia. Antônio Abujamra, apresentador do Provocações, faz a leitura do monólogo interior de Molly Bloom, que integra o romance Ulisses, de James Joyce e que também fez parte do Dadaísmo.

O telespectador também confere a participação dos dançarinos Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira, que fazem a leitura da música Ouro de Tolo, de Raul Seixas. Ana Catarina ainda recita o poema Liberdade, de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Móbile volta à televisão brasileira após sua exibição na década de 1960, na extinta TV Tupi. O diretor Fernando Faro montou o programa inspirado na escultura Móbile, do norte-americano Alexander Calder, peça que se destacava por não ter estrutura definida. Segundo o próprio Faro, a atração estréia totalmente renovada na TV Cultura, mantendo somente o nome e falta de estrutura do programa.

BIOGRAFIA
Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju, Sergipe, no dia 21 de junho de 1927. Já em São Paulo, tentou a carreira de Direito, mas abandonou os bancos da Faculdade do Largo de São Francisco para se tornar um dos homens mais importantes da MPB na TV.

Passou por jornais impressos e várias emissoras e criou programas memoráveis como TV Vanguarda, Móbile, Divino e Maravilhoso e Ensaio. Neste último, criou uma nova estética ao utilizar close e big close em diversas partes do rosto do artista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;