Setecidades Titulo
Protetores solares podem causar alergia
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
02/01/2007 | 21:55
Compartilhar notícia


Aliado indispensável no verão, o protetor solar pode causar alergia em algumas pessoas. A regra é fazer o teste dermatológico antes de usar. Os sintomas da reação são pele vermelha, irritada com manchas e coceira.

A causa da alergia geralmente está associada a incompatibilidade do produto com o tipo de pele. Por isso, antes da compra, é importante ficar atento aos compostos químicos e físicos usados na composição e que são detalhados na embalagem.

“Ninguém nasce com a alergia e, sim, com a propensão. Como o copo d’água que depois de muito cheio acaba transbordando, as células vão se sensibilizando com o passar do tempo e num momento a alergia pode se manifestar”, esclarece a dermatologista Solange Pistori Teixeira.

A dona-de-casa Alzira Ramalho, 55 anos, de Mauá, descobriu que era alérgica ao cosmético há dois anos. “Comecei a perceber que quando passava o protetor sentia muita coçeira e formava um vergão vermelho na pele”, conta. “Não dá para ficar sem usar o protetor, até porque tive câncer de pele, então a solução foi mandar manipular”, completa.

A administradora de empresas Cleide Teles, 33 anos, de Santo André, também demorou a descobrir que tinha alergia ao filtro solar. “Sempre usei protetor. A princípio nunca aconteceu nada. Não sabia que protetor solar podia dar alergia.” Além de tomar antialergicos, Cleide teve de migrar para os filtros físicos.

Antes de colocar a culpa da alergia nos filtros solares, é importante atentar ao fato de que existem produtos fotoalergênicos, ou seja, substâncias que utilizadas sob o sol reagem aos raios ultravioletas e podem causar a mesma irritação. “Para evitar reações alérgicas, deve-se sempre evitar perfumes e descolorantes na praia ou em lugares onde a exposição ao sol é ainda mais intensa”, recomenda a dermatologista Solange.

Como o protetor é considerado cosmético, o seu preço é alto. Cogitou-se transformá-lo em medicamento, com a intenção de reduzir o preço. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o registro de alguns medicamentos pode ser 10 vezes mais caro que o do protetor. Além disso, informou que o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) que incide no filtro solar é de 0%. (Super visão de Cláudia Fernandes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;