Diarinho Titulo Tira-dúvidas
O que quer dizer impávido colosso?

Termo faz parte do Hino Nacional, criado em 1909 e oficializado em lei somente em 1971

Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
18/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O termo ‘impávido colosso’ faz parte de um trecho do Hino Nacional, mas não é usado no dia a dia das pessoas. A palavra ‘impávido’ significa sem medo, corajoso, calmo. Já ‘colosso’, um sinônimo (nome dado a palavras que tenham significados iguais)para enorme estátua, faz referência ao tamanho gigantesco do território do País. A ideia dentro da letra do hino é  prestar uma homenagem e engrandecer o Brasil, o colocando como uma Nação grande e destemida desde seu nascimento. 

A música do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 e se chamava Marcha Triunfal. Foi executada pela primeira vez em 1831, na despedida de Dom Pedro I, que abdicou ao trono (renunciou por vontade própria ) em 7 de abril. Por isso, também levou o nome de Hino 7 de Abril, com versos homenageando a abdicação. Havia trechos como: “Os bronzes da tirania/Já no Brasil não rouquejam/Os monstros que o escravizavam/Já entre nós não vicejam”. Uma outra versão, de 1841, fazia referência a Dom Pedro II e foi chamada de Hino da Coroação de Dom Pedro II. 

Durante o Império (1822-1828) e até 1889, data da Proclamação da República, o hino era executado sem a letra. Quando a República foi proclamada, Deodoro da Fonseca (primeiro presidente do Brasil) realizou concurso para escolher um novo hino, mas o antigo já era tão popular que a então música escolhida foi chamada de Hino da Proclamação da República. 

Em 1909, outro concurso foi realizado e o poema de Joaquim Osório Duque Estrada venceu como a letra oficial do hino como o conhecemos hoje em dia. O ano de 1922 marcou a aquisição dos direitos sobre a letra do hino pelas mãos do presidente Epitácio Pessoa, fato oficializado somente em 1971 com uma lei especial.

Pode (ou não) bater palmas depois da execução do Hino Nacional?

Uma grande dúvida em torno do Hino Nacional é em relação ao fato de se poder (ou não) bater palmas ao fim de sua execução. Há pessoas que prestam esse tipo de homenagem e outras que preferem manter o silêncio como respeito.

Na verdade, não existe nenhum tipo de ação correta para o momento após se tocar a música. Segundo o Artigo 30 da lei número 5.700, é desrespeito bater palmas ou usar chapéu durante a execução do Hino Nacional. “Todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência”, diz um trecho. A lei também afirma que é proibida qualquer outra forma de saudação para a obra. Não há quem proíba qualquer manifestação depois de seu fim, ficando aberto para cada um a escolha que achar melhor.

Murilo de Faria Kelles, 11 anos, de São Paulo, aproveitou a visita de sua escola ao Diarinho para tirar dúvida sobre 

o termo diferente usado na letra do Hino Nacional. “Sempre que canto o hino ficava curioso em saber o que significava ‘impávido colosso’. Achei que era a oportunidade para saber a resposta”, comentou o menino.

Consultoria de Lilian Crepaldi, jornalista, historiadora, doutora em Comunicação e professora de Jornalismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;