Política Titulo Desgaste
Lauro Michels sofre outra derrota na Câmara

Oposição atrapalha veto do prefeito de Diadema em verba para Carnaval e abertura de hospital infantil

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
14/08/2015 | 07:28
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), sofreu ontem outra derrota na Câmara ao ver os vereadores adiarem, por uma semana, a discussão dos vetos às emendas da oposição à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

O adiamento virou alento dos articuladores do Paço diante de cenário desfavorável no Legislativo e com alto risco de derrubada da decisão do verde em evitar garantir empenho de verba para realização do Carnaval e para retomada do atendimento pediátrico na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Nações, popularmente conhecido como hospital infantil – fechado desde 2012. Os dois pontos eram promessas de campanha de Lauro.

A oposição tinha possibilidade concreta de derrubar os vetos, contabilizando voto do governista Reinaldo Meira (sem partido), que também teve emenda derrubada pelo prefeito. Porém, sem a certeza da adesão de Meira e com ausência do oposicionista Ronaldo Lacerda (PT) por problemas de ordem médica –, o bloco contrário ao governo preferiu esperar a recuperação do petista para impor derrota total ao chefe do Executivo. Articulador da manobra, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), solicitou vistas ao processo e bateu o verde por dez votos a nove.

“Fizemos as emendas respaldadas juridicamente e vamos lutar para proporcionar o melhor para a cidade. O prefeito está falhando com a população”, atacou o petista.

Em julho, a bancada de oposição impôs derrota a Lauro na Câmara ao emplacar emenda de R$ 4,3 milhões para a realização de festas populares na cidade, como o Carnaval, que foi organizado pela última vez em 2012 – ainda na gestão de Mário Reali (PT).

Líder do governo, Atevaldo Leitão (PSDB) assegurou que, mesmo com a queda do veto, não está garantida a liberação de verba para realização de festas populares. “O prefeito só fará se tiver dinheiro. Não se trata de negar festejos e sim de responsabilidade”, comentou.

PLANO DIRETOR
Outra polêmica na sessão que gerou embate foi a modificação no Plano Diretor, enviado às pressas por Lauro. A matéria acabou passando em primeira discussão após acordo entre as bases. “Acordamos de votar favorável hoje (ontem) contando que a segunda votação fosse daqui a um mês e foi o que aconteceu. Nesse período, vamos entender as modificações”, disse Josa Queiroz (PT). Votação em definitivo ocorrerá no dia 10 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;