Internacional Titulo
FMI: programa de ajuda à Ucrânia enfrenta "significativa incerteza"
04/08/2015 | 13:33
Compartilhar notícia


O programa de ajuda financeira à Ucrânia enfrenta "significativa incerteza" ainda que o governo seja capaz de assegurar um acordo de reestruturação de dívida, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os comentários, divulgados em um relatório sobre o plano de resgate ao país, foram feitos em um momento em que o Ministério de Finanças ucraniano sinaliza esperar um acordo de alívio de dívida com seus credores.

O FMI espera que Kiev consiga um acordo de reestruturação no valor de US$ 15 bilhões como parte de um pacote de financiamento de emergência internacional US$ 40 bilhões, um negócio que exige que os credores aceitem perdas em seus bônus.

Kiev ameaçou declarar moratória se a comissão de credores não concordar com os termos do governo. O Ministério das Finanças informou que enviou uma proposta revista à comissão, que representa apenas 40% da dívida que o FMI diz estar sujeita a reestruturação.

"Tendo em conta as considerações jurídicas em torno da agenda de implementação da proposta, esta semana será decisiva para as negociações", disse o governo. Kiev está programando conversas de alto nível em Londres na quinta-feira, informou o ministério.

Mas, mesmo que Kiev sele um acordo de redução da dívida, o FMI destaca que o conflito com os separatistas apoiados pelos russos no leste do país, bem como o crescimento questionável e as perspectivas de exportação poderiam frustrar o programa. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;