Internacional Titulo
EUA assinam embargo contra a Iugoslávia
Por Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 14:57
Compartilhar notícia


O presidente Bill Clinton assinou uma ordem para impor um embargo comercial unilateral contra a república iugoslava da Sérvia, informou neste sábado uma fonte oficial. O objetivo principal da ordem é privar de combustíveis as forças do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, David Leavy. 'A medida em que intensificamos a campanha aérea, damos este passo para restringir ainda mais a máquina bélica do presidente Milosevic``, disse Leavy. 'Os Estados Unidos continuarao exercendo pressao até atingirmos nossos objetivos``, ressaltou.

A finalidade principal da ordem é começar a interromper o abastecimento de combustível às forças de Milosevic ao começar o segundo mês de bombardeios da OTAN, lançados para obrigar a Sérvia a cessar sua perseguiçao aos kosovares de origem albanesa. A medida de Clinton se soma a outras sançoes que proíbem a venda de armas à Sérvia e limitam as transaçoes financeiras. O presidente americano disse num comunicado que Montenegro, a segunda república iugoslava, estava fora das sançoes, as quais serao aplicadas 'levando em conta as necessidades humanitárias dos refugiados de Kosovo e outros civis``.

A tática de embargo generalizado nao encontrou apoio entre os aliados dos Estados Unidos. Os governantes dos 19 países membros da OTAN, reunidos semana passada em Washington, aceitaram impor um regimen de 'visita e revista`` dos navios de carga que navegam para portos iugoslavos para restringir ainda mais o abastecimento de petróleo. Antes de aprovar o embargo, membros da OTAN manifestaram a preocupaçao de que a falta de combustíveis possa afetar mais os civis que as forças de Milosevic. Um embargo geral pode contrariar os vizinhos da Iugoslávia, que até agora colaboraram com a aliança, mas receiam uma maior reduçao no comércio regional.

Leavy chamou a medida de 'embargo comercial total que inclui o petróleo, os bens estratégicos, os programas de computadores, os serviços e todas as exportaçoes potenciais``, e exclui alimentos e medicamentos.' Com estas sançoes reforçadas, reduziremos a capacidade do regime de Belgrado para prosseguir sua campanha de repressao, enquanto permitiremos que os gêneros necessários cheguem às vítimas de sua conduta temerária e brutal``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;