Esportes Titulo Em Portugal
Mundial de futebol de areia tem início

Brasil tenta quebrar hegemonia da Rússia, atual bicampeã, e conquistar o 14º título da história em Espinho, Portugal

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
09/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Tem início às 9h de hoje, com Itália x Costa Rica, a 18ª Copa do Mundo de Futebol de Areia, na cidade de Espinho, em Portugal, com promessa de espetáculos e muita habilidade nas praias do Velho Continente. O Brasil é o maior campeão do torneio, com 13 títulos desde o início da competição em 1995 – a Fifa só passou a organizar o torneio em 2005 –, e luta para quebrar a recente hegemonia da Rússia, atual bicampeã.

Os russos, no entanto, prometem briga dura pela taça. Isso porque dez dos 12 jogadores campeões na última Copa, em 2013, no Taiti, continuam no elenco, que tem 12 partidas sem derrota em Mundiais. A maior série pertence ao Brasil: 30 jogos entre 2005 e 2011 – período no qual o País foi tetracampeão do mundo.

O técnico brasileiro é Júnior Negão, ex-jogador de futebol de areia que conquistou nove títulos mundiais com a Seleção e deve emprestar toda sua experiência aos seus 12 convocados: os goleiros Mão e Cesinha, os defensores Catarino, Fernando, Gabriel, Rafinha e Bruno Xavier e os atacantes Jorginho, Boquinha, Mauricinho, Rodrigo e Datinha.

“Temos um grupo de qualidade e, o mais importante, uma sintonia muito boa entre os mais experientes e os jogadores jovens”, avaliou o treinador, que tem como principais atletas os experientes Mão e Jorginho, veteranos da Seleção.

A perspectiva é animadora, já que o Brasil venceu os três amistosos que fez antes do início do Mundial: 9 a 4 e 9 a 2 sobre a Hungria e 5 a 3 sobre a Costa Rica.

“Esses jogos foram importantes para o time se acertar, afinar ainda mais nosso entrosamento para termos a melhor adaptação. Todos estão muito confiantes”, avaliou o goleiro Mão.

O Brasil está no Grupo C da competição, ao lado de México, Irã e Espanha, única seleção que deve dar trabalho, já que foi vice-campeã em 2013. A estreia será às 13h30 de amanhã, diante dos mexicanos.

“Temos de pensar jogo a jogo, cada partida é uma final em Copa do Mundo. Estamos concentrados e pensando apenas no México”, comentou Mão.

As 16 equipes jogam entre si nos grupos, em turno único, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Caso passe de fase, o Brasil pode pegar Rússia, Paraguai, Taiti ou Madagascar, integrantes do Grupo D. Os duelos seguem eliminatórios até que se conheça o campeão, no dia 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;