Setecidades Titulo
Lavar cobertores previne viroses
Verônica FraidenraichDo Diário do Grande ABC
17/07/2005 | 07:44
Compartilhar notícia


Nesta época do ano, quando predomina o clima seco e frio, é comum as pessoas contraírem gripes e resfriados. Porém, muitos se esquecem de que a causa de processos virais, como inflamações na garganta, no nariz ou no ouvido, podem ser originados na falta de cuidados no ambiente doméstico. O otorrinolaringologista Ernesto Takahashi, do Hospital Cema, em São Paulo, lembra que roupas de lã e cobertores, por mais bem guardados que estejam, devem ser lavados antes de colocados em uso. "Se passaram-se mais de dois meses, independentemente da condição em que a pessoa guardou as roupas, sempre ocorre o acúmulo de mofo, removido apenas com uma limpeza adequada."

Expor roupas de cama e cobertas ao sol também é indicado. A pessoa deve lavá-las pelo menos uma vez por mês. Além dos cuidados em casa, é recomendável evitar lugares fechados, com pouca circulação de ar. Marcelo Alfredo, otorrinolaringologista do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André, explica que quem estiver doente - portanto, com o organismo debilitado - fica mais propenso a contrair outras viroses. O médico lembra ainda que crianças e idosos são mais suscetíveis a contrair viroses por apresentarem baixa resistência.

Vacina - O otorrinolaringologista Marcelo Alfredo também lembra que a vacinação contra gripe é importante para prevenir as viroses e que o uso de medicamentos deve ser evitado para simples resfriados. "Se as dores no corpo estiverem fortes, aí sim o paciente pode tomar um analgésico. No caso de febre, um antitérmico", explica. Ele ressalta que em casos mais graves, um médico deve ser procurado.

Dicas

Abra as janelas durante o dia, para ventilar o ambiente, visto que a umidade leva ao acúmulo de ácaros. Ambientes fechados favorecem ainda a transmissão de viroses.

Roupas de frio e cobertas que estejam há muito tempo guardadas no armário devem ser lavadas antes que sejam colocadas em uso.

Colchões, almofadas, travesseiros e cobertas devem ser expostos ao sol e lavados pelo menos uma vez por mês.

Pessoas alérgicas devem lavar os lençóis e cobertas pelo menos uma vez por semana.

Para limpar a casa, prefira vassoura a espanador e procure passar um pano úmido. Não use produtos químicos diariamente.

Prefira edredon, que tem fibras de algodão, a cobertor, que é de lã e acumula mais poeira.

Livre-se de tapetes e cortinas, que acumulam pó e ácaros.

Prefira travesseiros de espuma em vez de penas.

Evite andar descalço em casa e dormir com o cabelo molhado.

Também evite tomar líquidos muito gelados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;