Política Titulo
Universidade está na pauta do Consórcio
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
07/03/2005 | 13:20
Compartilhar notícia


Os sete prefeitos da região voltam a se reunir nesta segunda-feira, na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para decidir sobre cinco itens. O item mais importante deverá  ser a definição do melhor caminho para avançar na discussão sobre a proposta de criação da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), pelo governo federal.

Há duas semanas, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, William Dib (PSB), fez duras críticas à hesitação do governo Lula sobre o tema. Reclamou da falta de informações oficiais sobre o andamento do projeto e atacou a proposta de oferta de cursos cujo perfil não combinam com a vocação econômica da região. Na mesma ocasião, Dib afirmou que consultaria os colegas para ver o que seria feito em conjunto para solucionar impasses que travam o projeto em Brasília.

A criação de uma universidade pública é reivindicação antiga da região. A versão federal foi negada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A versão estadual nunca passou do papel durante os governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin. Prometido durante a campanha eleitoral pelo presidente Lula, quando o PT mandava em cinco cidades, o projeto atenderia agora a uma maioria de cinco prefeitos ligados ao governador Geraldo Alckmin.

Outro destaque da reunião do Consórcio nesta segunda-feira deverá ser a discussão do relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que aponta falhas que comprometem o desempenho da entidade. O estudo sugere reforma no organograma funcional para impedir a sobreposição de funções, além de novo fluxograma para os trabalhos.

Parte do encontro de hoj entre os sete prefeitos será destinado a decisões administrativas relativas a projetos que estão em andamento. Um dos itens da pauta aponta para a discussão do parecer jurídico e da execução do programa federal Brasil Alfabetizado no âmbito do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).

Está prevista ainda a discussão do relacionamento dos municípios com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Também consta a discussão sobre a formatura dos alunos atendidos pelo Planteq – programa de apoio ao ensino profissionalizante apoiado pelo Ministério do Trabalho e executado pelos municípios. Apesar da importância dos temas, mais uma vez o encontro será realizado a portas fechadas. Jornalistas e sociedade só tomarão conhecimento dos detalhes da pauta regional depois do final da reunião.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;