Internacional Titulo
EUA denunciarão acordo nuclear de 1994 com Coréia do Norte
Por Da AFP
20/10/2002 | 13:22
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos decidiram denunciar o acordo nuclear assinado em 1994 com a Coréia do Norte que permite ao regime de Pyongyang obter ajuda energética ocidental em troca do abandono de seu programa de proliferação nuclear, afirma a edição deste domingo do jornal norte-americano The New York Times.

Uma autoridade do Departamento de Estado manifestou-se surpreendida por esta informação, ao destacar que o secretário de Estado adjunto James Kelly, consultado no sábado em Seul sobre o estatuto deste acordo, declarou que nenhuma decisão tinha sido tomada a respeito.

Segundo o NYT, que cita responsáveis anônimos do governo Bush, o efeito mais imediato do abandono deste acordo será a suspensão da entrega anual de 500 mil toneladas de combustível dos EUA para a Coréia do Norte.

Os Estados Unidos afirmam que os dirigentes norte-coreanos teriam admitido há 15 dias a emissários americanos que continuaram com seu programa nuclear militar apesar do acordo de 1994, e teriam acusado os EUA de empurrá-los a anular o acordo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;