Esportes Titulo
Técnico do Santo André usa Série B para tentar surpresa
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
04/03/2004 | 00:54
Compartilhar notícia


A participação do Palmeiras na fase final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2003 é a referência do técnico Luiz Carlos Ferreira, do Santo André, para tentar surpreender o alviverde, sábado (17h), no Parque Antártica. Quarto colocado do Grupo 2 do Campeonato Paulista, com 14 pontos, o Santo André depende das próprias forças para chegar às oitavas-de-final.

Um jogo em especial da vitoriosa campanha palmeirense é lembrado pelo treinador: o da derrota por 2 a 0 do Marília, seu time na ocasião, também em São Paulo. Naquele dia 15 de novembro, um sábado à noite, os gols foram marcados por dois laterais, Baiano e Lúcio, aos três e aos 36 minutos do primeiro tempo, o que praticamente acabou com as chances de acesso do Marília.

"Vi aquele teipe, verei de novo até sábado e vou mostrá-lo aos jogadores. Quero constatar novamente o que o Palmeiras apresentou de virtudes e de defeitos", disse o treinador, antes do trabalho tático desta quarta-feira à tarde, no estádio Bruno Daniel.

Sem antecipar escalação, como normalmente faz, Ferreira deixou claro que vai reforçar a marcação. No treinamento, a preocupação em anular os principais recursos palmeirenses – apoio dos laterais e a movimentação do artilheiro Vágner, por exemplo – ficou evidente. Ele escalou o time supostamente titular com quatro zagueiros – dois de origem, Alex e Gabriel, que jogou como se fosse lateral-esquerdo, além dos improvisados laterais Dedimar e Da Guia, ocupantes do setor nas últimas quatro partidas. Gabriel seria o responsável por neutralizar os avanços de Baiano e Alex ficaria encarregado de acompanhar Vágner como um terceiro zagueiro.

Base - Da partida de novembro, o Palmeiras manteve a base, exceto pelo aproveitamento do zagueiro Nen e do atacante Adriano Chuva. "O Edmilson (ex-companheiro de ataque de Vágner e que foi para o Japão) saiu, mas tem o Adriano Chuva, que sabe fazer gol. Jogamos contra ele, pelo Marília, contra o Sport, também nas finais do Brasileiro."

Apesar dos resultados favoráveis – nos últimos quatro jogos, o time fez 11 gols e sofreu três, com a inclusão da goleada por 5 a 0 sobre o Novo Horizonte-GO, pela Copa do Brasil –, Ferreira tem modificado o time de acordo com as características do adversário. Assim, como reforço aos argumentos do técnico, o Palmeiras tem o terceiro melhor ataque do campeonato com 20 gols, atrás apenas do Paulista (23) e Santos (22).

"O Palmeiras é uma grande equipe, vem de resultados importantes, e tenho certeza de que poderemos fazer uma grande partida. Se ganharmos no Parque Antártica, e vamos lá para isso, poderemos até projetar algo mais além da primeira fase do campeonato", afirmou Ferreira, que decidiu antecipar para esta quinta à noite o início da concentração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;