Setecidades Titulo
Tiroteio à luz do dia assusta na Catequese
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/12/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Um ladrão foi morto na manhã de ontem, logo após tentar assaltar a mãe de um policial militar no bairro Jardim, em Santo André. A troca de tiros aconteceu em frente a um comércio na movimentada Rua Catequese, o que provocou pânico e correria entre comerciantes e moradores da vizinhança. O trecho da via entre a Rua das Figueiras e a Alameda Francisco Alves ficou fechado por cerca de uma hora.

O corpo do criminoso estendido no chão chamou a atenção de muitos curiosos, que paravam no local para fotografar o cadáver.

O policial, que estava de folga e à paisana, havia acompanhado sua mãe ao banco. Assim que o ladrão anunciou o assalto, o Policial Militar sacou um revólver calibre 38 e disparou quatro tiros na direção do criminoso, que também conseguiu balear a vítima.

O policial foi atingido de raspão e passa bem. O assaltante, identificado como Lawrence Daveson Miranda, 31 anos, morreu na hora.

Lawrence chegou ao estabelecimento comercial em uma moto Honda Falcon preta com a placa encoberta, guiada por outro integrante da quadrilha, que conseguiu fugir levando a pistola calibre 380 utilizada pelo comparsa. Até o fechamento desta edição, o outro envolvido não havia sido localizado.

SAÍDA DE BANCO
A movimentação dos criminosos começou na Rua Senador Fláquer, no Centro de Santo André, quando o militar e sua mãe sacaram R$ 17 mil de uma agência bancária. Segundo o pai do militar, a quantia é resultante da negociação de um apartamento.

Os dois ladrões seguiram as vítimas, que se dirigiram ao comércio para entregar o dinheiro ao pai do policial.

Ao chegar na loja, a família foi surpreendida pela chegada do bandido, que anunciou o assalto e pediu que as vítimas passassem a bolsa onde o dinheiro estava guardado. Quando o rapaz informou ser policial militar, Lawrence começou a efetuar os disparos - nove ao todo. Mesmo atingido por um tiro de raspão no braço esquerdo, o policial conseguiu sacar sua arma e balear o ladrão.

A mesma bala que atingiu o braço feriu de raspão o tórax do militar, que foi encaminhado ao pronto-socorro. O policial recebeu alta no início da noite de ontem, quando se dirigiu ao 4º DP (Distrito Policial) de Santo André, onde o caso foi registrado, para prestar depoimento.

INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil apreendeu o celular de Lawrence após a ocorrência. "Vamos rastrear as últimas ligações dele para ver se conseguimos alguma informação sobre o paradeiro do outro envolvido no crime", explicou a delegada Daniele Rodrigues.

Ela informou que ainda não tinha pistas sobre o foragido. "A movimentação foi muito rápida. Além disso, o outro rapaz estava com uma jaqueta preta e um capacete, o que dificulta a identificação e o reconhecimento", acrescentou.

Imagens da câmera de segurança da agência bancária foram cedidas à polícia.

Delegada suspeita que criminosos agiram em trio

A delegada do 4º DP (Distrito Policial) de Santo André trabalha com a possibilidade de que um terceiro ladrão tenha participado da ação que terminou com a morte de Lawrence Daveson Miranda.

"É provável que tivesse alguém dentro da agência passando as informações para os outros integrantes do bando, que aguardavam do lado de fora", avaliou a delegada. Para Daniele Rodrigues, esta hipótese ganha força porque os criminosos sabiam que o policial e sua mãe portavam grande quantidade de dinheiro. "Alguém deve ter passado esta informação."

Após a análise das imagens do circuito interno, será possível verificar se no interior da agência havia movimentações fora do comum.

CAMPANHA
No mês passado, o comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel José Luiz Navarro, anunciou que pretende criar uma operação educativa para evitar que clientes usuários de agências bancárias sejam vítimas do crime conhecido como ‘saída de banco'.

A operação, que ainda não tem data certa para começar, será feita por meio de cartazes e palestras rápidas comandadas pelos próprios policiais no interior das agências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;