Política Titulo Diadema
Aliados tentam convencer Lauro a indicar Cida como vice

Setores do grupo político em Diadema também sugerem Vaguinho para dividir chapa em 2016

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Parte do núcleo político do governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), tenta convencer o chefe do Executivo a convidar a vereadora Cida Ferreira (PMDB) ou o vereador Vaguinho do Conselho (PSB) para ocupar a vaga de vice em sua chapa na busca pela reeleição.

Lauro já definiu que não vai repetir a dobrada com Silvana Guarnieri (PTB) em 2016, mas está longe de decidir quem será seu companheiro na chapa no pleito do ano que vem.

Alguns secretários de Lauro têm falado sistematicamente sobre pontos positivos no convite a Cida ou a Vaguinho – a vereadora, por enquanto, é a mais sugerida entre os líderes políticos do Paço. O principal deles é formar coalizão antiPT, impedindo que o socialista efetive sua candidatura própria à Prefeitura.

Vaguinho briga internamente no PSB para convencer o presidente estadual do partido, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, da importância de projeto solo na cidade, ainda mais depois que o ex-prefeito José de Filippi Júnior anunciou que não quer ser candidato pelo PT. Cida apoia a empreitada de Vaguinho.

“Para mim, essa dobrada com a Cida seria a melhor estratégia eleitoral. Agregaria experiência com juventude e conseguiríamos construir grande frente antiPT em Diadema”, disse um secretário, que preferiu o anonimato. Muitos no Paço apostam que, se Cida aceitar ser vice de Lauro, Vaguinho caminharia ao lado do verde, com compromisso futuro de ser sustentado pela administração em eventual candidatura a deputado estadual em 2018.

O Diário apurou que ao menos seis secretários defendem a indicação de Cida como vice. Mas esbarram na vontade de Lauro e também na de Francisco José Rocha (PSDB), titular de Finanças e sogro e principal consultor político do prefeito.

Chico e Lauro não aceitaram o fato de Vaguinho e Cida terem deixado a bancada de sustentação na Câmara nem a candidatura da peemedebista a presidente do Legislativo. Cida decidiu, de última hora, lançar chapa à presidência da Casa para rivalizar com José Dourado (PSDB), apoiado pelo governo. Por pouco não vence o tucano – Lauro precisou pressionar Reinaldo Meira (ex-PR) a mudar de voto na última hora.

Um nome comentado na administração para a vice é do secretário de Educação, Marcos Michels, que está prestes a sair do PV e migrar para o PSB. Outro cotado é Dourado, mas ele prefere concorrer à reeleição a vereador, já que o PSDB não conseguiu ainda trazer políticos de representatividade eleitoral para pelo menos manter a bancada de depois parlamentares no Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;