Setecidades Titulo
Assaltos são comuns na região da UFABC
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/09/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 

Uma onda de assaltos preocupa os estudantes da Universidade Federal do ABC, campus Bangu, em Santo André. As ocorrências não têm horário nem local certo, já que acontecem em pontos espalhados no entorno da universidade, como nas ruas Santa Adélia, Abolição, Santa Catarina, Oratório e na praça em frente ao Carrefour, na Avenida dos Estados.

O estudante de Ciência e Tecnologia Davi Ferreira, 19 anos, é uma das vítimas. Ele voltava de uma festa, por volta das 23h30, quando dois homens abordaram o grupo de amigos, a três ruas da instituição. "Apareceram dois rapazes encapuzados que diziam estar armados e pediram tudo o que tínhamos."

Uma estudante de Ciência e Tecnologia, que prefere não se identificar, afirma que desde que veio da Capital para Santo André, em abril, sua vida mudou. Ela presenciou roubo, sofreu uma tentativa, além de outras duas situações suspeitas. "Sempre morei no centro (de São Paulo) e fiz tudo a pé, tranquila. Me mudei para Santo André para economizar, mas depois de tudo isso só de ônibus ou táxi. Com o ônibus, gasto R$ 6 por dia."

O primeiro episódio foi em junho, quando viu um roubo a 100 metros do portão da universidade, na Rua Abolição, por volta das 21h. "O assaltante me viu, passei como se não tivesse visto e avisei os seguranças, que disseram que isso acontecia direto."

A tentativa de roubo foi no mesmo mês, em semáforo na Rua Oratório, por volta das 18h. Ela esperava para atravessar a via, quando um rapaz a abordou e pediu dinheiro e celular. "Como estava com livros, precisei abrir a mochila. Aproveitei, peguei o spray de pimenta, espirrei e corri."

O estudante de São Bernardo André de Araújo, 20, disse que em uma semana foi vítima de dois assaltos. O primeiro em São Bernardo, mas o segundo na praça em frente ao Carrefour da Avenida dos Estados, por volta das 13h. "Como já tinham me levado tudo, não tinha o que dar para ele."

 

REPÚBLICA

Outro alvo dos assaltantes são as repúblicas no entorno do campus. As colegas de apartamento Caroline Vaitkeviscius, 19, e Lohaine Quinalha, 20, contaram que em julho, na mesma semana, dois dos quatro apartamentos do prédio foram assaltados.

Para melhorar a segurança, elas reforçaram a fechadura da porta. "Nós tivemos sorte, já que o nosso não foi assaltado", explica a estudante de Engenharia Ambiental e Urbana Caroline, de Atibaia.

A Polícia Militar informou que de janeiro a agosto foram registradas nas ruas citadas 73 ocorrências, entre furtos e roubos de veículos. Em 2010, foram 64 no mesmo período.

 

Ônibus da universidade é sinônimo de segurança

 

Para ter mais segurança, os estudantes preferem utilizar o ônibus disponibilizado pela UFABC do que correr o risco de assalto. O estudante de Administração Luan Gonçalves Siqueira, 21 anos, prefere aguardar o transporte a seguir a pé até o terminal de ônibus. "Por segurança, pelo que a gente escuta de outras pessoas que já foram assaltadas, é melhor não arriscar", afirma.

Quem faz o mesmo é o estudante de Ciência e Tecnologia Rafael Ikegami, 19. "Temos de aproveitar o serviço."

A Universidade Federal do ABC disponibiliza o transporte desde 2006. Atualmente conta com três veículos, que circulam entre as unidades das 7h às 23h. A universidade esclarece que a parada no Terminal de Santo André é pela logística do transporte e não pela insegurança nos arredores do campus. Em média, são transportados 2.600 estudantes por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;