Economia Titulo
Sto.André abre vagas para autônomos
Por Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
01/06/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


A crise mundial econômica iniciada no último trimestre do ano passado não afetou o Brasil tão profundamente como Estados Unidos e países da Europa, entretanto, não foi possível ao País ficar isento à turbulência, com o desaquecimento de vários setores da economia. A retomada, prevista após o primeiro trimestre de 2009, começa a ocorrer, e um sinalizador é o nível de emprego.

Com as vagas formais cada vez mais escassas, evento que antecede à crise econômica, o trabalho autônomo tem se constituído em alternativa para a geração de empregos e renda.

A Prefeitura de Santo André, por exemplo, oferece 202 vagas a partir de hoje na CSA (Central de Serviços Autônomos), cujas inscrições devem ser feitas até o dia 19 no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, situado na Avenida Artur de Queirós, 680, no município.

As vagas são para pedreiros, pintores, gesseiros, instaladores hidráulicos e eletricistas residenciais, na área da construção civil, além de diaristas, zeladores, porteiros e babás, além de vagas na área de governança residencial.

O Programa de Serviços Autônomos é composto por duas fases. Na primeira, os participantes passam por cursos de qualificação que variam de 40 a 140 horas. Após treinados, eles são cadastrados na CSA, cuja missão é gerar demanda para os prestadores de serviços.

Como explica Cássia Maria Banfi, coordenadora da Central de Serviços Autônomos, a entidade indica os profissionais que integram o banco de dados. "Cruzamos as informações do perfil desejado pela empresa com as características e formação dos profissionais cadastrados, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas."

Atualmente, a CSA conta com 50 profissionais ativos cadastrados e a ação visa ampliar esse leque de opções. "O fato de uma pessoa ter seus dados vinculados a uma central, cujo propósito é fomentar vagas de emprego, vai dar maior visibilidade a um trabalhador ou à sua empresa", afirmou Cássia.

Ela reforça que o aval da central é também uma maneira de o contratante se livrar de problemas futuros com profissionais e empresas não idôneos, mas que infelizmente se fazem presentes no mercado.

Os pré-requisitos para se inscrever no programa são: ser morador de Santo André, estar desempregado ou ser trabalhador autônomo, ter inscrição no SINE (Sistema Nacional de Emprego) do Ministério de Trabalho e Emprego. A última pode ser feita no próprio CPETR.

"É importante que todos saibam que antes de iniciar no programa o registro de autônomo se faz necessário", afirma a analista de Recursos Humanod da CSA, Valquiria Lavecchia.

Os documentos necessários para a inscrição no programa são RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;