Diarinho Titulo
Qual a diferença entre o Reino-Unido e a Grã-Bretanha?
Caroline Ropero
Especial para o Diário
25/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


* Fã das aulas de inglês, Felipe de Almeida Sartori, 9 anos, de Ribeirão Pires, gostaria de conhecer a Inglaterra e a Escócia. "Cada país do Reino Unido tem sua cultura. Na Escócia, os homens usam um traje que parece saia (chamado kilt). É interessante."

Grã-Bretanha é o nome que se dá a uma grande ilha da Europa, onde ficam Inglaterra, Escócia e País de Gales. Esses três países juntos com a Irlanda do Norte - que fica na ilha ao lado - formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mais conhecido como apenas Reino Unido. A capital é a cidade de Londres, que fica na Inglaterra.

No passado, já foram independentes, mas aos poucos a Inglaterra começou a dominá-los, inclusive a Irlanda, que ainda não tinha se dividido em duas. A separação ocorreu em 1922, quando só a Irlanda do Norte continuou fazendo parte do Reino Unido. Hoje os quatro formam um único Estado, que tem como governante o primeiro-ministro David Cameron. Além do governo central, cada um deles tem autonomia para criar leis próprias. O Reino Unido participa da ONU(Organização das Nações Unidas) e da União Europeia para relações internacionais. A língua oficial é o inglês, mas País de Gales, Irlanda e Escócia têm idiomas locais.

 

Proximidade une os países - Há várias outras denominações usadas para agrupar países vizinhos. A Escandinávia, por exemplo, é região da Europa formada por Dinamarca, Suécia e Noruega. Eles são ligados por causa dos laços históricos, semelhença étnica e da língua. No sentido geográfico, a Dinamarca está um pouco mais afastada, mas para alguns especialistas isso não é problema. Tanto que alguns incluem Finlândia, Islândia e ilhas Feroé na Escandinávia.

O Oriente Médio é outra região formada por 14 países da parte oeste da Ásia, como Iraque, Arábia Saudita e Turquia (alguns consideram 15, porque incluem o Afeganistão). Tem mais de 6,8 milhões de quilometros quadrados e 260 milhões de habitantes. Também fazem parte do grupo os Emirados Árabes Unidos, país que reúne sete emirados (governados por um emir). Cada um tem governo separado, mas se juntam em único Estado para compartilhar moeda, administração e relações internacionais.

 

Povos se juntam em um só - Muitos países que conhecemos hoje se formaram a partir da união de pequenas províncias e povos. Isso aconteceu com o que chamam hoje de Países Baixos, mas que na verdade é um país só, mais conhecido como Holanda. Antigamente, eram sete províncias que se juntaram para lutar contra a Espanha. O nome original era Províncias Unidas, mas depois mudou para a forma atual. Como a província mais forte era a Holanda, é desse nome que lembramos

O mesmo ocorreu com a Austrália. Eram seis colônias inglesas que se uniram em 1906 e hoje formam a Comunidade da Austrália. Também foi assim com os Estados Unidos da América, que têm esse nome por causa da união de 13 colônias, que se separaram da Inglaterra em 1776. Inicialmente cada uma tinha seu próprio governo, até que se juntaram para formar um país, hoje formado por 50 estados e um distrito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;