Internacional Titulo
HRW denuncia obstáculos no México para aborto após estupro
Por Da AFP
07/03/2006 | 18:23
Compartilhar notícia


Os abortos legais são dificultados no México de forma ativa por funcionários públicos, apesar de especialistas calcularem em 120 mil os estupros cometidos ao ano no país, denunciou nesta terça-feira a organização não-governamental HRW (Human Rights Watch), em um relatório.

O estupro é o único motivo de aborto legal expressamente previsto no Código Penal federal, lembrou o HRW, que deu exemplos concretos destes obstáculos ou subterfúgios de funcionários ou médicos que buscam impedir este direito às mulheres mexicanas.

"As vítimas de estupro que ficam grávidas são - para todos os efeitos - vítimas duplamente. A primeira vez pelo estuprador e a segunda, pelos funcionários públicos que as ignoram e insultam e lhes negam o acesso a um aborto legal", disse Kenneth Roth, diretor-executivo da HRW.

O relatório "Vítimas duplamente: obstruções ao aborto legal por violação no México" revela que "várias agências estatais em diferentes estados mexicanos aplicam técnicas agressivas para desestimular e adiar o acesso a abortos legais por estupro".

As mulheres e meninas que desejam interromper sua gravidez encontram mais obstáculos nas procuradorias de Justiça estatais, hospitais públicos e no departamento governamental para o DIF (Desenvolvimento Integral da Família), destacou. "Alguns agentes do Ministério Público ameaçam as vítimas de estupro com a prisão por buscarem o aborto legal e muitos médicos lhes dizem, sem razão, que o aborto as matará", destacou o relatório da organização.

No caso das violações por incesto, "as meninas estupradas por seus pais ou outros familiares freqüentemente se vêem sem mais opção que levar adiante a gravidez imposta a elas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;