Economia Titulo
Ata da reunião de março do BoJ mostra confiança em medidas de outubro
Por
13/04/2015 | 03:47
Compartilhar notícia


A ata da reunião de março do conselho de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inlgês) foi publicada neste domingo e mostrou que muitos dos dirigentes da instituição financeira estão confiantes na obtenção de resultados positivos para as medidas de flexibilização monetária adotadas em outubro do ano passado.

Segundo o documento, estes dirigentes acreditam que tais efeitos positivos, como aumento das exportações e da produção industrial, suprimem possíveis efeitos negativos secundários, como uma bolha no mercado financeiro. Eles dizem que estas melhoras não teriam ocorrido sem as medidas. No fim de outubro do ano passado, o BoJ elevou o volume anual de compra de ativos para 80 trilhões de ienes, de 60 trilhões de ienes anteriormente.

Um dos dirigentes afirmou também que o banco central precisa continuar com a política, uma vez que os efeitos positivos começam a aparecer.

Na reunião de março, o BoJ decidiu manter a política monetária inalterada, porém, o presidente da instituição, Haruhiko Kuroda reconheceu pela primeira vez, à época, em uma entrevista coletiva, que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) poderia virar para o território negativo nos próximos meses. Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o CPI japonês ficou estável. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;