Cultura & Lazer Titulo
Fim de semana com Beethoven
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
24/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia
Thales Stadler/DGABC


Com programa unicamente formado por peças do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770- 1827), a Orquestra Sinfônica de Santo André realiza duas apresentações gratuitas neste sábado e neste domingo, às 20h, no Teatro Municipal da cidade. A batuta será do regente titular, Flavio Florence, e o pianista carioca Eduardo Monteiro será o solista das noites de apresentação. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h.

Além de possivelmente atrair bastante público, dado o apelo popular de Beethoven, os concertos marcam também o retorno do maestro titular, após afastamento em abril para passar por cirurgia. Por conta de algumas complicações, o maestro, em tratamento de um câncer no cólon descoberto em novembro de 2006, teve de passar por três procedimentos cirúrgicos e ficou internado por 27 dias, incluindo certo período na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Foi um período bem difícil. Ainda me sinto um pouco débil, tenho certa fraqueza muscular. Mas estou muito feliz por estar de volta com um concerto tão bonito como esse", diz Florence, que foi substituído por Wagner Polistchuk no período de comemorações dos 20 anos da Orquestra Sinfônica, em 24 de abril.

Os obras que constam no programa são Abertura Leonora nº 3, op. 72; Concerto nº 3 para Piano e Orquestra, além de Sinfonia nº 3, em Mi Bemol Maior, op. 55 (Eroica). "Beethoven é um compositor muito tocado. Costumamos dizer que ele nunca sai de cartaz", afirma Florence.

Eduardo Monteiro, professor Doutor de piano do Departamento de Música da ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), trabalha com formação com jovens pianistas. Esta é a segunda vez que o pianista se apresenta com a formação andreense.

Agenda de inverno - A programação da Orquestra Sinfônica de Santo André começa a se agitar a partir do próximo semestre, com os festivais de inverno tradicionais dos quais costuma participar, a partir de julho.

A tradicional apresentação em Campos do Jordão está marcada para o meio-dia de 12 de julho, na praça Capivari. No dia seguinte, a formação volta para Santo André, mais especificamente para a Vila de Paranapiacaba, onde se apresentarão no Clube União Lyra Serrano, às 17h. Na programação dos dois concertos, já estão definidas duas aberturas e uma dança.

Junho - Apesar de muitas coisas a acertar, disso, o programa de junho para a apresentação tradicional mensal no Teatro Municipal já está praticamente fechado. "As peças são Uma Noite no Monte Calvo, de Modest Mussorgsky (1839-1881) e Huapango, do mexicano José Pablo Moncayo (1912 - 1958)", conta o regente.

"Estava programada também uma peça de Leonard Bernstein que teria como solista a Vera Astrachan, mas por uma questão burocrática tivemos que adiar, pois não daria tempo para o próximo mês", conta Florence,à frente da Orquestra - a terceira sinfônica do município - desde o seu início.

Orquestra Sinfônica de Santo André. Concerto. Com o solista pianista Eduardo Monteiro. Neste sábado e neste domingo, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, 01 Paço Municipal. Tel.: 4433-0789. Entrada franca. Ingressos serão distribuídos uma hora antes dos concertos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;