Economia Titulo
Rhodia quer atingir área de calçados
Por Rosângela Espinossi
Do Diário do Grande ABC
05/07/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


A Rhodia, com unidades em Santo André e São Bernardo, lançou durante a 19ª edição da São Paulo Fashion Week, que terminou nesta segunda-feira em São Paulo, o projeto Rhodia Footwear Technology. A empresa quer ampliar para a área calçadista a atuação que tem junto à cadeia têxtil, com o apoio a eventos de moda e a estilistas que usam suas fibras para a elaboração de novos tecidos. "A idéia e unir a vanguarda da moda com a tecnologia de ponta que a Rhodia desenvolve no mundo todo, inclusive no Brasil", diz Antonio Sergio Luvizzoto, coordenador do projeto. Os estilistas André Lima e Glória Coelho mostraram durante seus desfiles calçados elaborados com matéria-prima fornecida pela empresa.

A unidade de Santo André da Rhodia é responsável pelo produto Rhodianyl HT, um fio de alta tenacidade (resistência) para ser utilizado nas costuras dos calçados. "Das 14 mil toneladas/ano de fio fabricadas pela Rhodia, 10% são destinados para a indústria calçadista", afirma o vice-presidente Marcos De Marchi, responsável pela área de poliamida na América do Sul.

A unidade de São Bernardo fabrica o Technyl Alloy, um tipo de plástico resistente para reforçar o salto do sapato. "Esse produto elimina o que a indústria de calçados chama de alma, ou seja, o reforço de metal colocado dentro do salto", explica Paulo Motta, gerente comercial de plástico de engenharia da unidade São Bernardo. O produto é utilizado em outras áreas, como a indústria automobilística e de eletroeletrônicos. A empresa também fornece, entre outros produtos, matéria-prima para o taquinho do salto (a ponta que encosta no chão) e para o solado, que pode ser altamente flexível, possibilitando ao estilista várias aplicações, funções e cores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;