Política Titulo
Exportação é a saída para a crise cambial, diz Lula
Por Do Diário OnLine
07/08/2002 | 01:05
Compartilhar notícia


O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou mais empenho do governo Fernando Henrique Cardoso nos meses que ainda restam para o término da atual administração federal e voltou a afirmar que a única forma de o Brasil enfrentar a crise cambial é o incentivo às exportações.

Em entrevista ao Jornal da Globo, o presidenciável afirmou que Fernando Henrique "tem que entender que seu governo ainda não acabou" e "tentar estabelecer uma política mais agressiva de exportações". "Nós não produzimos dólares pelo simples fato de não exportarmos", declarou.

Lula disse ainda estar convencido de que o país "tem condições de sair fortalecido da crise", e que para isso não será necessário nem dolarizar nem centralizar a moeda. "Nossa saída é crescer e exportar apoiados na grande base econômica e humana que possuímos", acrescentou.

Questionado sobre os programas sociais que pretende implementar se eleito, o candidato afirmou que os recursos para tais projetos viriam de uma minirreforma tributária. "Vamos fazer a receita aumentar reduzindo impostos, como os tributos sobre as importações", argumentou.

Quanto à aliança com Orestes Quércia em São Paulo, Lula disse que o PT concordou em receber tal apoio porque o ex-governador e o PMDB paulista sempre foram de oposição ao atual governo federal. "Também fizemos essa aliança porque queremos ganhar e governar esse país. Lamento que a gente não tenha feito uma união nacional com o PMDB", afirmou.

O presidenciável também foi questionado sobre as supostas irregularidades cometidas por administrações petistas, como no Rio Grande do Sul, onde o governador Olívio Dutra teria relação com o jogo do bicho, e em Santo André, onde a prefeitura teria participação em um esquema de cobrança de propina. "Ninguém está livre de suspeitas, nem a nossa família. A diferença do PT é a questão ética. Conosco, tudo tem que ser apurado", respondeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;