Internacional Titulo
Rússia impoe sua presença enviando tropas para a Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
11/06/1999 | 10:17
Compartilhar notícia


A Rússia enviou esta sexta-feira um primeiro contingente de soldados russos para a Iugoslávia antes de haver um acordo sobre as modalidades de sua participaçao na força de paz em Kosovo, marcando assim sua determinaçao de se impor no terreno.

Os Estados Unidos se opoem a que os russos tenham seu próprio setor em Kosovo, no âmbito da mobilizaçao da Força Internacional de Paz em Kosovo (KFOR), mas o emissário russo para a Iugoslávia, Viktor Chernomirdin, afirmou que as tropas russas teriam sua ``própria zona de responsabilidade'.

O anúncio da entrada na RFI de um primeiro contingente russo proveniente da Bósnia ocorreu quando o secretário de Estado adjunto americano, Strobe Talbott, que chegou hoje a Moscou, deixava a capital russa sem um acordo entre militares russos e norte-americanos sobre a participaçao russa na força de paz.

Um comboio russo, composto por caminhoes, transportes de tropas e outros veículos, a maioria marcados com a sigla KFOR, passou por volta das 10h30 locais (5h30 de Brasília) pela fronteira em Pavlovica Cuprija (oeste da Sérvia), informou a agência independente iugoslava Beta.

Segundo a fonte, o comboio se dirigia a Belgrado, 120 km ao leste da fronteira bósnia, rumo a Kosovo, aonde deveria chegar à tarde.

De acordo com o Ministério russo da Defesa, citado pela Interfax, este primeiro contingente é formado por 500 pára-quedistas, equipados com blindados.

Segundo este, os soldados russos serao mobilizados na fronteira administrativa entre a Sérvia e Kosovo e nao entrarao na província enquanto nao houver acordo sobre a participaçao da Rússia na força de paz.

Moscou declarou querer mobilizar em Kosovo de dois a dez mil homens. A decisao russa de entrar por conta própria na RFI constitui uma surpresa depois que as negociaçoes iniciadas esta quinta-feira entre militares russos e americanos sobre o papel e o lugar dos russos em Kosovo deixaram de analisar posiçoes muito divergentes.

A Rússia rejeitou categoricamente que suas tropas sejam postas sob ordens da Otan, enquanto os ocidentais só concebem um comando unificado.

O chefe da delegaçao militar russsa, general Leonid Ivachov, manifestou esta manha que caso nao haja acordo sobre um setor específico para controlar, esta questao seria definida com os próprios iugoslavos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;