Internacional Titulo
Estátua de 83 toneladas é transportada no Egito
Do Diário OnLine
Com AFP
25/08/2006 | 15:05
Compartilhar notícia


O Egito montou uma grande operação para transportar um dos mais famosos cartões postais do país: a estátua do faraó Ramsés II, que foi transferida de uma praça muito movimentada de Cairo para um local próximo às pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, nos contornos da capital. A mudança custou quase US$ 1,2 milhões.

A estátua, que pesa 83 toneladas, tem 11 metros de altura e 3,2 mil anos, mobilizou 1,5 mil soldados pelas ruas da cidade. O transporte foi feito por duas plataformas móveis rebocadas por um caminhão e durou cerca de dez horas.

Uma multidão se concentrou ao longo do percurso da estátua, da estação central do Cairo, onde foi colocada há 50 anos, até uma área nas imediações do deserto, após passar pelas margens do rio Nilo e pelo Museu Arqueológico, onde repousa a múmia do famoso faraó.

O monumento, que estava se deteriorando com os efeitos da poluição, será restaurado e depois colocado no novo Museu Egípcio, na região das pirâmides.

Ramsés II reinou no Egito entre 1279 e 1213 antes de Cristo e é o faraó mais conhecido no mundo devido ao vestígios existentes de seu ativo reinado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;